Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PÚBLICO A DESTAQUE] Lei obriga exibição de filmes antidrogas antes das sessões de cinema no Ceará

Compartilhe Essa notícia

Os cinemas do estado do Ceará têm que exibir filmes antidrogas antes do início de cada sessão. A medida está prevista na nova Lei nº 17.639/21, sancionada pelo governador do Estado, Camilo Santana, publicada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (10/09).

A lei, fruto do projeto de lei de 190/2019, de autoria do deputado estadual Audic Mota (PSB), obriga a exibição de vídeos educativos antidrogas, para fins de acesso à informação, de conscientização, de prevenção e de combate, que esclareçam sobre as consequências do uso de substâncias ilícitas e do abuso de lícitas, no início de cada sessão de filmes em cinemas.

Conforme o texto do PL, os vídeos deverão ter duração de, no máximo, dois minutos, e suas criações são de responsabilidade das empresas administradoras de cinemas. Os custos com produção, distribuição e exibição poderão ser cobertos pelo Fundo Nacional Antidrogas (Funad).

A lei surge em um momento oportuno, já que uma pesquisa global sobre drogas (Global Drug Survey) revelou um aumento exponencial no consumo de álcool e drogas nos países em 2020. O Brasil registrou um aumento de 17,2% no consumo de maconha e 13,5% no consumo de álcool no último ano. Os dados da pesquisa ainda apontam um salto de 7,4% no uso de cocaína.

Outra pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz indicou 18% de crescimento no consumo de álcool e 34% no uso de tabaco no primeiro ano de pandemia nos estados brasileiros, como se o uso de álcool e de drogas estivessem relacionados, como válvulas de escape para o período de pandemia e isolamento social.

Fonte: AL/CE – Foto: divulgação

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.