Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PÚBLICO A DESTAQUE] Vacinação contra Covid chega a 838.903 doses administradas em Fortaleza

Compartilhe Essa notícia

A Prefeitura de Fortaleza atualizou, nesta sexta-feira (21/05), o balanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Capital. Desde 18 de janeiro, 838.903 doses de imunobiológicos recebidos pelo Município foram administradas contemplando os públicos prioritários das três primeiras fases do plano.

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Estela Leite, apresentou os números. “522.074 pessoas receberam a sua primeira dose. Isso representa 85,3% das vacinas que nós recebemos. 316.829 pessoas receberam a D2, representando 81,1% do total de vacinas recebidas pelo Município para a aplicação de D2”, informou.

Trabalhadores da saúde

108.280 trabalhadores da saúde da Cidade foram vacinados com a primeira dose. “Estamos concluindo este grupo, ainda pertencente à primeira fase da campanha. Os números representam 80,1% da meta estabelecida para o público”, afirmou.

Idosos acima de 75 anos

A Prefeitura superou a meta estabelecida para a vacinação dos idosos acima de 75 anos. “Foram 102.934 contemplados com D1, o que representa 117,2% da meta do Município”, destacou.

Idosos de 60 a 74 anos

Conforme Ana Estela, até o momento, 94,8% da meta estabelecida para a vacinação do público de 60 a 74 anos está cumprida, atingindo a marca de 242.771 primeiras doses administradas.

Profissionais das forças de segurança e salvamento

O processo de vacinação contra a Covid-19 dos profissionais das forças de segurança e salvamento, incluindo as Forças Armadas, alcançou 4.603 trabalhadores, ou 36,8% da meta prevista para Fortaleza.

Alcance da 3ª fase da campanha

A terceira fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 também vem alcançando expressivos indicadores. “Já são 62.892 pessoas desses grupos da terceira fase que já receberam a sua vacina”, indicou.

Novas oportunidades

Para assegurar novas oportunidades a quem eventualmente perdeu a data do agendamento para o recebimento da vacina, o Município realizou três mutirões. “Esta semana, nós fizemos repescagem para trabalhadores da saúde, para comorbidades e também para pessoas de D@2de CoronaVac que estavam atrasadas”, lembrou Ana Estela.

Conclusão do esquema vacinal (CoronaVac)

De acordo com Ana Estela, desde o recebimento de novas remessas de CoronaVac no último sábado (15/05), o Município segue concluindo o esquema vacinal de pessoas em atraso. “Fizemos o agendamento de todas as pessoas que estavam em atraso para o recebimento da D2 de CoronaVac. Estamos agora concluindo, em domicílio, a vacinação dos acamados e, na próxima semana, a gente fará mais uma repescagem para que possamos, definitivamente, concluir esse atraso de pessoas com a CoronaVac ”, assegurou.

Segundas doses de AstraZeneca

Em relação às segundas doses da vacina AstraZeneca, diante do alcance da data limite estabelecida nos cartões de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura informa que os oito centros distribuídos pela Capital podem ser procurados, mesmo sem agendamento, para a conclusão do esquema vacinal.

Fim de semana (22 e 23/05)

Neste sábado (22/05), a Prefeitura irá disponibilizar 54 pontos em operação, incluindo 50 postos de saúde, o Centro de Eventos do Ceará, o shopping RioMar Fortaleza, a Arena Castelão e o Sesi Parangaba, dando capilaridade à campanha de vacinação nos diversos territórios de Fortaleza. “Vacinaremos, no sábado, trabalhadores da saúde e pessoas contempladas na terceira fase”, explicou Ana Estela.

Já no domingo (23/05), quatro centros de vacinação seguirão em funcionamento para contemplar, mediante agendamento, o público da terceira fase.

Para evitar aglomerações e potenciais riscos, a Prefeitura orienta que as pessoas estejam atentas aos e-mails, às mensagens de WhatsApp a às listas nominais disponibilizadas pelo portal https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br e cumpram a data, o local e o horário estabelecidos.

Foto: divulgação

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.