Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PÚBLICO A EVENTOS] Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB-CE lança 1° censo sobre identidade racial na advocacia

Compartilhe Essa notícia

Almejando a redução da desigualdade racial entre advogados e advogadas em todo estado, a OAB Ceará, através da Comissão de Promoção da Igualdade Racial (COPIR), lançou nesta sexta-feira (19/11), o 1° censo étnico-racial da advocacia cearense. O formulário, hospedado por uma plataforma online, está sendo disparado também por e-mail para a advocacia estadual e ficará disponível por um período de 60 dias.

O 1° censo sobre identidade racial no contexto da advocacia, é uma pesquisa declaratória que tem por finalidade, primeiramente, coletar informações acerca do perfil da advocacia negra cearense e também subsidiar estatisticamente ações práticas para a redução da desigualdade racial entre advogados e advogadas. O formulário é composto por aproximadamente 16 perguntas e possui um tempo estimado de 4 minutos para o seu preenchimento total.

Raquel Andrade, presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial, reforça o intuito da ação e as iniciativas após o recebimento do relatório colhido. “Primeiro, nossa intenção é afirmar a existência política e institucional negra dentro dos quadros da advocacia. Recentemente uma pesquisa do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), mostrou que 72,5% da população cearense é negra e na nossa área ainda há a ideia de que não existem profissionais negros. Nosso projeto após o resultado é de também expandir a criação da COPIR nas subsecções da ordem, no intuito de promover ações antirracistas direcionadas para advocacia”, apontou.

A pesquisa é destinada exclusivamente para advogados e advogadas com inscrição na OAB Ceará.

Acesse o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeuThshwDdn4gX5NGcetrx6F3dnZ9rcOmEG6b6YcMv59NgXxg/viewform

Foto: divulgação

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.