Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PÚBLICO A EVENTOS] Direito à saúde mental de militares e agentes de segurança pública é destaque em simpósio nacional da OAB Ceará

Compartilhe Essa notícia

O I Simpósio Nacional em Proteção Social aos Militares e Agentes de Segurança Pública debate o tema “O direito à saúde mental no contexto das atividades militares e policiais no Brasil”, nesta quinta-feira (30), de 9h às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal da OAB Ceará no YouTube. O evento virtual é promovido pela Ordem Alencarina, através da Comissão de Direito Militar (CDM), junto com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado do Ceará e a Procuradoria da Justiça Militar em Fortaleza.

Durante toda a programação, os debates contarão com a participação de nomes relevantes no âmbito nacional ligados às áreas de direito militar e segurança pública, como o secretário de Administração Penitenciária (SAP) do Estado do Ceará, Mauro Albuquerque, e a diretora do Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps) da Polícia Civil-CE, Sônia Amaral. A abertura do evento fica por conta do presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, do secretário executivo da SSPDS-CE, Samuel Elânio de Oliveira Júnior, e da assessora de Assistência Biopsicossocial da SSPDS-CE, Bruna Gadelha Gomes.

Para a presidente da CDM da OAB-CE, Susi Castro Silva, os painéis do simpósio evidenciarão temáticas relevantes para aprofundar o debate sobre a saúde mental no âmbito militar e de segurança pública. “Será um momento importante para refletirmos a atual condição psicológica dos militares e dos agentes de segurança, ainda mais pensando no contexto de pandemia que estamos vivenciando. Ouviremos profissionais de diversos órgãos e entidades engajados nesta seara que carece de mais atenção por parte de toda a sociedade”, aponta.

O viés psicológico em operações militares federais; os armamentos e os desdobramentos em psicologia; o acompanhamento em saúde mental e prevenção ao suicídio; o acompanhamento psicossocial aos militares e seus familiares; os impactos psicológicos em situações críticas; e o programa nacional de qualidade de vida (pró-vida) serão os temas abordados durante os painéis.

O evento não requer inscrições prévias e serão disponibilizados formulários online para a emissão de certificados aos ouvintes.

Foto: divulgação

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.