Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PÚBLICO A EVENTOS] O futuro do planeta e da humanidade em debate na 14ª Semana Internacional do Meio Ambiente, com palestrantes de renome mundial

Compartilhe Essa notícia

De 1º a 5 de junho, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza a 14ª Semana Internacional do Meio Ambiente. A edição deste ano conta com renomados palestrantes nacionais e internacionais que irão abordar, dentre outros temas, a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas para um meio ambiente saudável e sustentável. A Universidade de Fortaleza realiza essa programação anualmente para fomentar o estudo e a prática direcionados à sustentabilidade e à proteção ao meio ambiente. O tema de 2021 é “Água, clima e restauração dos ecossistemas: reconhecimento dos direitos da natureza e das garantias do futuro intergeracional”.

A Semana Internacional do Meio Ambiente também celebra os 50 Anos da Fundação Edson Queiroz, que representa um marco para a história do Ceará na transformação social e proteção ambiental. A instituição vem construindo um legado de valor intangível voltado para a educação, responsabilidade social, cultura e ciência. O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, por meio da Divisão de Responsabilidade Social, e pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Universidade de Fortaleza.

A Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu o 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente em 1972. A criação da data marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo.

Segundo o professor Randal Pompeu, vice-Reitor de Extensão e Comunidade Universitária, “os objetivos específicos e permanentes do encontro são envolver a comunidade universitária nos debates acerca dos direitos ambientais e ampliar o intercâmbio entre juristas, pesquisadores e profissionais brasileiros e de outras nacionalidades que atuam nessa seara, além de comparar experiências e reflexões sobre o desenvolvimento ambiental nas esferas local, regional, nacional e internacional”.

Veja os palestrantes nacionais e internacionais da 14ª Semana Internacional do Meio Ambiente:
Afonso de Paula Pinheiro Rocha – Ministério Público do Trabalho
Belinda Pereira da Cunha – Universidade Federal da Paraíba
Cristina Maria Aleme Romcy – Universidade de Fortaleza
Enrique Leff – sociólogo e professor da Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional Autônoma do México.
Gina Vidal Marcílio Pompeu – coordenadora do Programa de Pós-graduação em Direito Constitucional (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Fortaleza
Ingo Wolfgang Sarlet – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Marcus Maurícius Holanda – Universidade de Fortaleza
Maria Claudia Antunes de Souza – Universidade do Vale do Itajaí
Mariana Ribeiro Santiago – Universidade de Marília
Michel Prieur –  professor emérito na Universidade de Limoges (França) e recebeu o Prêmio Elizabeth Haub e a medalha de ouro do direito do meio ambiente da Universidade de Bruxelas.
Michele Carducci – professor de Direito Constitucional Comparado na Università del Salento, Italia.
Mumta Ito – advogada, fundadora da ONG President of Nature’s Rights – Inglaterra.
Norma Sueli Padilha – Universidade Federal de Santa Catarina
Randal Martins Pompeu – vice-Reitor de Extensão e Comunidade Universitária Universidade de Fortaleza
Rosa Júlia Plá Coelho – Unifor
Sheila Cavalcante Pitombeira – Universidade de Fortaleza
Tiago Fensterseifer – Defensoria Pública do Estado de São Paulo

“A nossa expectativa é repetir o sucesso dos eventos anteriores e contribuir com a formação humana, em sua perspectiva individual e coletiva, haja vista a promoção de uma sociedade plural, justa e solidária, no contexto do Estado Democrático de Direito que prestigia a proteção do meio ambiente como fator primordial para a manutenção da teia da vida. É necessário repensar o conceito de dignidade humana e conciliar a visão antropocêntrica com a visão ecocêntrica, e assim incluir os direitos da natureza,” destaca a professora Gina Pompeu, coordenadora do PPGD.

Programação

Serão abordados temas tais como “sustentabilidade e racionalidade ambiental e o desenvolvimento econômico e social”, “direito, economia e meio ambiente”, “tecnologias, sustentabilidade e cidades sustentáveis”, “saúde e meio ambiente equilibrado”, “responsabilidade social das empresas e proteção da diversidade ecológica,” “semiárido nordestino e a Caatinga”.

Confira a programação completa do evento ao final do texto.

Publicações científicas

O Seminário Internacional conta com seis grupos temáticos, que receberão a submissão de trabalhos científicos até o dia 25 de maio.

Veja os GTs do evento e encaminhe seu trabalho:
GT 1: Direito, sustentabilidade, racionalidade ambiental e o desenvolvimento econômico e social;
GT 2: Tecnologias, inovação e cidades sustentáveis;
GT 3: Reconhecimento dos direitos da natureza e das garantias do futuro intergeracional
GT 4: Responsabilidade social e ambiental, licenciamento ambiental e governança;
GT 5: Água, clima, saúde e restauração dos ecossistemas;
GT 6: O semiárido nordestino, Caatinga e o Ser Sertão.

Universidade Socialmente Responsável

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, que busca fortalecer a sustentabilidade. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

A Universidade de Fortaleza atende, por meio dos cursos ofertados e ações implementadas intramuros e extramuros os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda ONU 2030, sendo eles: Erradicação da pobreza, Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade, Igualdade de Gênero, Água potável e saneamento; Energia limpa e acessível; Trabalho decente e crescimento econômico, Industria, inovação e tecnologia, Redução das desigualdades, Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água e Vida terrestre,  paz, justiça e instituições eficazes, parcerias e meios de implementação.

A Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária da Universidade de Fortaleza integra a produção acadêmica às demandas da sociedade, a fim de gerar resultados positivos às comunidades interna e externa. Para tanto, a Extensão conta com quatro eixos de atuação: Arte e Cultura; Assuntos Internacionais; Atividades Desportivas e Responsabilidade Social.

Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Unifor possui nota 6 na avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Com essa nota, o programa da Unifor integra o seleto grupo de oito universidades brasileiras com desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência na área do Direito. Possui duas áreas de concentração: Área de Concentração em Direito Constitucional Público e Teoria Política, com as Linhas de Pesquisa em: Teoria da Democracia, Direitos Humanos, Estado Democrático de Direito no Brasil e Direito Constitucional nas Relações Econômicas. Área de Concentração em Direito Constitucional nas Relações Privadas, com as Linhas de Pesquisa: Direito Constitucional nas Relações Jurídicas Existenciais, Direito Constitucional nas Relações Jurídicas Patrimoniais e Direito Constitucional nas Relações Econômicas. O PPGD da Universidade de Fortaleza agrega 13 grupos de pesquisa, dentre eles o REPJAAL, relações econômicas, políticas, jurídicas e ambientais na América Latina que ora promove a XIV Semana de Direito Ambiental.

Serviço

14ª Semana Internacional do Meio Ambiente
Evento online
De 1º a 5 de junho de 2021
Link para inscrições:  https://www.unifor.br/web/guest/inscricao-ouvintes?cdParametro=3886&ns=true
Artigos científicos para os seminários temáticos podem ser enviados para o
e-mail [email protected] até 25 de maio de 2021
Mais informações: 3477 – 3277

1º a 5 de junho de 2021

Semana de Conscientização acerca da Preservação e Restauração dos Ecossistemas; Conscientização na mídia digital durante toda a semana; Ação de Educação Ambiental promovido pelo Grupo de Pesquisa Capes: Relações Econômicas, Políticas, Jurídicas e Ambiental na América Latina – REPJAAL; Plantio simbólico de árvores pela Escola Yolanda Queiroz

Será realizado o Plantio de Ipê-amarelo, cuja flor é considerada símbolo do Brasil, pela Escola de Aplicação Yolanda Queiroz e pelo curso de engenharia ambiental da Unifor no Campus da Universidade de Fortaleza em Celebração aos 50 anos da Fundação Edson Queiroz.

Foto: getty imagens

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.