[PÚBLICO A EVENTOS] Palestrantes internacionais e juízes do STF confirmam presença em evento em homenagem ao constitucionalista Paulo Bonavides

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Entre os dias 28 e 30 de julho, a I Bienal Internacional Paulo Bonavides reúne grandes nomes nacionais e internacionais em uma celebração do pensamento do constitucionalista e cientista político Paulo Bonavides. O evento é uma realização da Subsecção Crato da OAB e da ESA, em parceria com a Universidade Regional do Cariri e a Universidade Federal de Minas Gerais. A programação é online e gratuita, com inscrições e transmissão pela plataforma de cursos da ESA-CE: cursos.esace.org.br.

O evento debaterá o Direito Constitucional em suas diversas facetas, com discussões sobre Direitos Humanos, democracia e constitucionalismo, povos que pedem constituições, e a própria obra de Paulo Bonavides. Entre as presenças confirmadas estão o diretor do Programa dos Cursos de Doutorado da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA), Ricardo D. Rabinovich-Berkman, o juiz do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal, Paulo Ferreira da Cunha, e os ministros do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso.

O tema do evento, “Por um Direito Constitucional de Luta e Resistência”, é uma referência ao subtítulo da obra “Teoria Constitucional da Democracia Participativa” de Paulo Bonavides, que completa 20 anos de lançamento em 2021. Paulo Bonavides faleceu em 2020 e é considerado um dos maiores constitucionalistas do mundo, sendo também um jurista, cientista político brasileiro, jornalista e membro da Academia Cearense de Letras. Também foi professor emérito da Universidade Federal do Ceará reconhecido nacional e internacionalmente.

“Esse evento é uma forma de nos debruçarmos sobre a obra de Paulo Bonavides, trazer à tona alguns de seus principais trabalhos, e discutir o Direito Constitucional em sua essência. Conseguimos reunir nomes de peso para essa programação, que certamente irão agregar muito conhecimento a todos que participarem. Nesse formato online, unimos a ideia que surgiu aqui no Crato com o conhecimento que se dissemina no restante do Brasil e no mundo”, celebra Hélter Dias, presidente da subsecção Crato da ESA.

A programação é gratuita e aberta ao público, voltada para advogados e advogadas, estudantes e profissionais do Direito, bem como qualquer outra pessoa interessada na área constitucional. Para participar basta inscrever-se na plataforma de cursos da ESA e acessar o evento online no dia e horário programados.

Bienal Internacional Paulo Bonavides

Tema: Por um Direito Constitucional de luta e resistência

Datas: 28, 29 e 30/7

Carga horária: 24h/a

Inscrições e transmissão: cursos.esace.org.br

Gratuito
Programação completa disponível em breve na plataforma

Foto: divulgação

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.