[PÚBLICO A EVENTOS] Projeto Guitarra Brasileira finaliza temporada neste sábado (16)

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

O isolamento social devido à pandemia do Covid-19 obrigou o distanciamento,  mas por um lado, a tecnologia aproximou  pessoas virtualmente e possibilitou novas experiências. No tocante à música, diversos artistas realizaram apresentações e trocas de experiências online de diversos lugares diferentes no Brasil e no mundo. É  neste contexto, que o show Guitarra Brasileira, do músico Rogério Guimarães se situa para a última apresentação desta temporada que se encerra neste sábado, 16 de outubro, às 17h,  no canal do YouTube JuvTV,  na programação Encontros Musicais, da Rede CUCA, com acesso gratuito.

Nesta apresentação, o público vai conferir releituras de sucessos de grandes nomes como, Jacob do Bandolim, Dominguinhos, Baden Powell, Arismar do Espírito Santo, entre outros, em  performances realizadas à distância no auge da pandemia e também em encontro presencial dos músicos. Vale ressaltar que Rogério Guimarães conheceu os músicos Natanael Pereira (gaita) e Igor Ribeiro (pandeiro), participantes do projeto, durante o isolamento social.

“O projeto busca o resgate e a propagação da obra de importantes compositores brasileiros e da memória afetiva do público em torno de canções já conhecidas.  Também pretende aguçar os sentidos auditivos para novas experiências sonoras, tanto através da fusão de diferentes ritmos e sonoridades quanto de inusitadas formações de conjuntos instrumentais. Neste projeto sintetizo minha forma de tocar”, declara Rogério Guimarães.

Rogério Guimarães dividirá o palco e a tela com os músicos de referência na cena da música do Ceará – Samuel Rocha (violão 7 cordas e direção musical), Natanael Pereira (gaita) e Igor Ribeiro (pandeiro).

 “Guitarra Brasileira” já foi apresentado em  Fortaleza, no interior do Ceará e também no projeto Sesc Sonoridades.

Rogério Guimarães – Iniciou na música através do estudo do violão clássico. Suas primeiras referências musicais foram seu avô, que era músico multi-instrumentista e seu tio violonista. Dentre os principais estilos musicais, tem influência desde o rock, a MPB, o samba e o baião. Suas principais referências são os músicos Tom Jobim, Dominguinhos, Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo, Sandro Haick, Toninho Horta, Ricardo Silveira, entre outros.

O projeto Guitarra Brasileira foi contemplado no VIII Edital das Artes de Fortaleza (Lei nº 10.432/2015), da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor). 

Serviço

Encontros Musicais – Rede CUCA

Rogério Guimarães

Encerramento da temporada online do Show Guitarra Brasileira

Dia 16 de outubro, às 17h

Onde: Canal do YouTube JuvTV, da Rede CUCA

https://www.youtube.com/c/JuvTV/videos

Foto: Auri Guimarães

 

 

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.