[PÚBLICO A EVENTOS] Sobrado Dr. José Lourenço abre inscrições para a oficina “Mulheres na Arte: Bordando afetos e política”

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Com inscrições gratuitas, a oficina presencial é ministrada por Wilma Farias e presta homenagem ao centenário de Nice Firmeza

Nos dias 21 e 23 de setembro, das 9h às 12h, Wilma Farias conduz a oficina “Mulheres na Arte: Bordando afetos e política” no Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (SecultCE). Costurando teoria e prática artística, a oficina busca traçar referências e processos afirmativos sobre as mulheres nas artes visuais e na história da cultura cearense, utilizando o bordado como fio condutor em uma homenagem ao centenário de Nice Firmeza. 

A atividade propõe alinhavar feminismo e arte como modo de criar conversas sobre sociedade, gênero e processos artísticos. Assim, investiga as relações de representatividade e artes visuais nas histórias singulares de cada participante quando o dispositivo de experimentação criativa será o bordado, como modo de expressão. 

A oficina é destinada a adultos, sem necessidade de conhecimento prévio sobre o tema. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de forma gratuita através do link bit.ly/oficinadosobrado 

Sobre Wilma Farias
Com formação nas áreas de arte e moda, Wilma realiza pesquisas e experiências criativas para partilhar saberes. Produz, desde 2011, projetos de formação e práticas criativas em arte e design, tendo experiência com oficinas e processos de criação para instituições culturais, grupos de pesquisadores e estudantes. Com um perfil acadêmico multidisciplinar, tem experiências em organização de evento acadêmico nacional e internacional de design e arte, escrita e publicação de artigos em livros e revista, além de experimentações artísticas no campo das artes visuais. Com o projeto “Passareios”, dedica-se aos fazeres criativos de encadernação e bordado, no qual desenvolvo cadernos de criação e serviços para empresas de design.

Nos caminhos como pesquisadora tenho interesse pelas relações entre arte e vida, fazeres manuais, práticas artísticas contemporâneas, em especial acompanhamentos e crítica de processos de criação. É Mestra em Artes (2015) e graduada em Design de Moda (2011), pela Universidade Federal do Ceará.

​​Sobre Nice Firmeza

Nice Firmeza foi pioneira nas artes plásticas cearenses em um tempo em que não caberia às mulheres tarefas ligadas ao campo das artes. Foi artista, também, nos saberes e artes da tradição popular, sendo nomeada Tesouro Vivo/Mestre da Cultura, pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), em 2007. Doceira, fazia deliciosos bolos e quitutes. Era mestre na “pintura em linha”, seus bordados eram verdadeiras pinturas com formas e cores ricas de suas linhas, elevou assim o bordado à categoria de linguagem artística. Nas artes plásticas, destacou-se na arte Naif, estilo de arte marcada pela simplicidade, e tornou-se ícone da história das artes plásticas cearenses do século XX.

SERVIÇO

Sobrado Dr. José Lourenço – Oficina – “Mulheres na Arte: Bordando afetos e política”  com Wilma Farias 

21 e 23 de setembro, das 9h às 12h

Vagas limitadas

Instagram @sobrado154 

Acesso a exposição Rarefeito

Terça a sexta, de 9h às 16h (acesso até às 15h30) e sábado de 9h às 13h (acesso até às 12h30)

Rua Major Facundo, 154, Centro – Fortaleza (CE)

Gratuita e aberta ao público

Uso obrigatório de máscara e protocolos de saúde

Foto: divulgação

 

 

 

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.