[PÚBLICO A GOURMET] Betânia reúne nomes da gastronomia nordestina no Clube dos Chefs

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Projeto convida chefs nordestinos para ensinar receitas que resgatam a memória culinária da região

A Betânia acaba de lançar o Clube dos Chefs, projeto que conta com a parceria de sete chefs de quatro estados nordestinos para ensinar receitas afetivas, repassadas entre gerações e que fazem parte da cultura do Nordeste com os produtos da marca. Toda semana, duas novas receitas serão veiculadas nos perfis da Betânia nas redes sociais – Instagram, Facebook e YouTube – e nos perfis oficiais dos chefs participantes, de acordo com a autoria do prato.

Para esta primeira fase do projeto foram convidados chefs do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí, com perfis tão diversos quanto seus estilos na cozinha, de forma a proporcionar ao consumidor da Betânia uma experiência rica de aprendizados e sabores. No Clube, eles irão ensinar receitas tradicionais, resgatando a memória culinária da região.

“O Clube dos Chefs vai trazer ao consumidor da Betânia receitas afetivas, que alimentam o corpo e inspiram o coração. Os chefs irão ensinar a preparar pratos que fazem parte do cotidiano das famílias nordestinas e, também, vão se inspirar em datas tradicionais, como o Natal, nas suas aulas de culinária”, informa Cynthia Serretti, diretora de Marketing da Betânia Lácteos.

O Clube dos Chefs estreia com a temática Receitas de Férias, aproveitando o período de férias escolares e estimulando um gostoso momento em família, unindo pais e filhos, tios e sobrinhos, avós e netos na cozinha, para alimentar o corpo com boa comida e a alma com belas memórias afetivas.

Do Ceará, foram convidados os chefs Patrick Alex, Bruthus e Edil Costa, de Fortaleza, e o chef Felipe Lustosa, de Juazeiro do Norte, no Cariri. Do Piauí, participa a vice-campeã do MasterChef Brasil 2019, Lorena Dayse. Da Paraíba, o chef e professor de gastronomia Iago Lellis, e de Pernambuco, o chef César Santos, que atua em Olinda.

Os Chefs do Clube

Chef Bruthus ( @chef_bruthus ) (CE) – Natural de Fortaleza, Lairton, popularmente conhecido como chef Bruthus, aposta em fazer uma comida boa, com o que tem na geladeira. Com bastante bom humor, o chef ensina a cozinhar sem frescura e sem receitas prontas, usando de espontaneidade e aproveitando os ingredientes que estão à mão.

Chef César Santos ( @chefcesarsantos ) (PE) – À frente do restaurante Oficina do Sabor, em Olinda, o chef César Santos iniciou sua carreira aos 23 anos. Com passagens por bares, restaurantes e serviço de buffet, seu talento já lhe rendeu diversos prêmios regionais e nacionais, com destaque para a conquista do Recife Sabor, promovido pela ABRASEL, por três anos consecutivos.

Chef Edilberto Costa ( @gastronomia_edilcosta ) (CE) – Professor e colunista gastronômico em Fortaleza, o chef Edil descobriu na cozinha uma válvula de escape para amenizar a pressão do dia a dia. O lazer rapidamente evoluiu para uma paixão que o levou a mudar de carreira e se dedicar às panelas de forma profissional, além de dar aulas na universidade e em cursos em todo o Brasil.

Chef Felipe Lustosa ( @cheffelipelustosa ) (CE) – Hoje atuando em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, a trajetória do chef Felipe na cozinha começou cedo, aos 14 anos, em Pernambuco, onde viveu com a família boa parte da vida e se formou na faculdade de gastronomia. Além de estar à frente do Marujo Prime, Felipe também atua como chef executivo e dá aulas no seu canal do YouTube.

Chef Iago Lellis ( @iagolellis ) (PB) – Um dos jovens chefs de maior prestígio da Paraíba e padeiro de coração, o chef Iago Lellis é professor e pesquisador gastronômico. Sua cozinha tem como proposta o resgate da culinária típica nordestina, com a adição de técnicas contemporâneas e uso de insumos locais.

Chef Lorena Dayse ( @lorenadayse_ ) (PI) – Vice-campeã do MasterChef Brasil 2019, a chef Lorena valoriza a culinária regional, com seus sabores únicos e festivos, associada aos métodos rigorosos da alta gastronomia, com uma leitura visual moderna e surpreendente. A chef é proprietária do Made in Piauí, que aposta na venda de comida afetiva regional.

Chef Patrick Alex ( @chefpatrickalex ) (CE) – O chef Patrick Alex iniciou sua trajetória na gastronomia como um hobby, para fugir do peso da rotina. Hoje, é professor de gastronomia francesa em curso de pós-graduação em Fortaleza, professor de cursos online e criador do “Você Home Chef”, onde se empenha em desmistificar a gastronomia.

Acompanhe em www.instagram.com/betanialacteos e pelo site www.betanialacteos.com.br

Sobre a Betânia Lácteos

Fundada em 1971 na cidade de Quixeramobim, Ceará, a Betânia Lácteos conta com seis fábricas localizadas no Ceará, Pernambuco, Bahia e Sergipe, além de doze centros de distribuição. Maior indústria de lácteos do Nordeste e líder em leite UHT na região, com 41% de share e líder em iogurtes, movimenta uma cadeia produtiva 100% de origem local. São mais de 3.500 famílias produtoras de leite, em cerca de 130 cidades do sertão nordestino. Atualmente, a Betânia Lácteos possui mais de 2 mil colaboradores e está presente em 57 mil pontos de venda. Possui uma linha de produtos com mais de 120 itens, como leites pasteurizados, leites longa vida, bebidas lácteas, iogurtes, queijos, requeijões, leite em pó, creme de leite e leite condensado. A companhia é totalmente comprometida com o propósito de valorizar a família nordestina, alimentando o corpo e inspirando o coração.

Foto: Chef Patrick Alex

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.