[PÚBLICO A GOURMET] Dia das Crianças Inclusivo: receitas deliciosas para quem tem restrição alimentar

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

O mês mais divertido para as crianças chegou! E no meio de tantas festinhas com comidas gostosas, muitos pais são desafiados a preparar uma alimentação especial para filhos com restrição alimentar. É o caso das crianças celíacas ou as que têm intolerância à lactose, entre outras restrições.

Pensando nisso, o Mercadinhos São Luiz preparou um conteúdo com a Camila e a Cibele, do Seja Naturaliza, ensinando junto com as suas filhas, as receitas de “Danoninho Saudável” e “Pãozinho de Beijo”, que são zero glúten, zero lactose e zero de açúcar. É possível conferir a partir deste sábado no perfil do instagram (@mercadinhossaoluiz).

De acordo com Raiane Costa Lima, nutricionista do Hospital São Camilo Fortaleza, é possível identificar a restrição alimentar a partir de sintomas gastrointestinais, cutâneos ou respiratórios. “Quando se trata de crianças com restrições alimentares em festinhas infantis, é interessante que os pais entrem em contato com os organizadores da festa para saber o que será ofertado, e assim eles conseguem se organizar para levar alimentos que se assemelham com o que irá ser servido. Feito isso, é importante frisar que o que essa criança está comendo, é apenas uma das opções do que está sendo ofertado e não algo diferente”, explica.

Para dar opção de lanchinho gostoso e saudável para comemorar o dia das crianças, além do Mercadinhos São Luiz, a nutricionista do Hospital São Camilo Fortaleza também compartilha uma receita deliciosa de Cupcake de Maracujá sem glúten e sem lactose, confira:

Cupcake de maracujá

Ingredientes

1 ovo

2 colheres de sopa de óleo de girassol ou azeite

2 colheres de sopa de farinha de maracujá

2 colheres de coco ralado

1 banana pequena madura

2 colheres de sopa de água

2 colheres de sopa de açúcar demerara

1 colher de café de maisena

1 colher de sobremesa de fermento

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador ou mixer. Por último acrescente o fermento. Aqueça a Airfryer por 5 minutos a 180°C. Coloque em forminhas de silicone e leve para assar por 8 ou 10 minutos na temperatura de 180°C. Espere esfriar para desenformar e está pronto.

Foto: divulgação

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.