[PÚBLICO A GOURMET] Pão de Açúcar fecha parceria com startup cearense “Muda Meu Mundo” e amplia oferta de produtos de pequenos fornecedores, apoiando a agricultura familiar do estado

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Por meio de tecnologia própria, a startup conecta produtores familiares que comercializam frutas, verduras e legumes diretamente com a rede

 

Referência em inovação e pioneiro por incluir produtos orgânicos no varejo nacional, o Pão de Açúcar acaba de iniciar a parceria com a startup cearense ´Muda Meu Mundo´, que oferece tecnologia capaz de conectar pequenos agricultores na venda direta de seus produtos para a rede de supermercado. Os produtores fornecem cerca de 30 itens produzidos sem uso de agrotóxicos, entre frutas, verduras e legumes, abastecendo a loja Pão de Açúcar Náutico três vezes por semana.

Além de ampliar a oferta de produtos saudáveis, a iniciativa reforça o compromisso do Pão de Açúcar com a sustentabilidade, pois a startup ´Muda meu Mundo´ tem o propósito de conectar pequenos produtores diretamente com varejistas gerando um processo de comercialização justo e sustentável. Com essa parceria, 30 famílias estão comercializando diretamente com o Pão de Açúcar, o que beneficia aproximadamente 150 pessoas no campo cearense.

A tecnologia da Muda Meu Mundo reduz para menos de 12 horas o tempo dos produtos irem da casa do agricultor até o supermercado. Outro diferencial da startup, parte do modelo de negócio, é tornar o produtor apto a suprir as necessidades do mercado, assim como orientá-lo através de videoaulas e materiais sobre gestão de propriedade, precificação e sustentabilidade, além do suporte na logística, emissão de notas e recebíveis.

As famílias recebem certificação orgânica e qualificação em sustentabilidade desenvolvidas pela Muda Meu Mundo, mas os cuidados vão além dos produtos serem livres de agrotóxicos. Há uma preocupação com questões ambientais, sociais e econômicas. Eles são orientados quanto a preservação das áreas de vegetação nativa, a utilização de água apenas o necessário, redução de CO2 no transporte, qualidade no trato dos animais. A startup também acompanha temas relacionados à saúde da família, equidade de gênero e crianças na escola.

Para a CEO do Muda Meu Mundo, Priscilla Veras, a maior importância de fechar a parceria com o Pão de Açúcar é poder apoiar cada vez mais famílias de produtores locais. “Conforme formos caminhando, queremos que mais produtores de outras cidades do país consigam comercializar diretamente com o supermercado através da nossa tecnologia. Assim poderemos estar em qualquer lugar onde o Pão de Açúcar estiver”, explica.

A escolha da startup cearense Muda Meu Mundo foi realizada por meio do GPA Labs, área de inovação do GPA, grupo controlador do Pão de Açúcar, que seleciona empresas com ideias inovadoras em todo o Brasil para auxiliar no aprimoramento da experiência de compra dos clientes, criando iniciativas para uma jornada do consumidor cada vez mais satisfatória. “No GPA Labs, temos o habito de conversar e trocar conhecimento sobre inovação e tecnologia com outras empresas. Entendemos que a solução da Muda Meu Mundo tinha muita sinergia com a proposta de valor da marca Pão de Açúcar e nosso pilar de sustentabilidade, incentivando o consumo consciente e a produção local e, assim, fizemos as conexões internas para o início do projeto piloto. Nosso objetivo é buscar soluções para aprimorar a experiência do consumidor não olhando apenas para a tecnologia, mas também para as melhorias dos processos internos, com o intuito de transmitir os valores do GPA na ponta, direto para o consumidor”, explica Monique Cavaletti, Head de Inovação do GPA.

O GPA Labs foi criado em 2017 com o objetivo de acompanhar a aceleração da transformação digital no varejo alimentar brasileiro e ser referência em inovação e impulsionar a cultura como agente de transformação para o desenvolvimento dos ecossistemas, olhando para um varejo cada vez mais tech e para melhorias contínuas das jornadas de experiência dos clientes. A área conecta o GPA ao ecossistema de startups, para trazer novos serviços, produtos, conceitos e melhorias para backoffice e promover a cultura de inovação dentro e fora da companhia. Atualmente, são mais de 100 starTups e scale-ups ativas no ecossistema digital do GPA e mais de 50 projetos pilotos já realizados.

 

Sobre a Muda Meu Mundo

Fundada em 2017, a startup Muda Meu Mundo mudou seu modelo de negócio 2019 com o propósito de conectar pequenos produtores diretamente com varejistas através de dados de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG). Tudo para criar uma cadeia de suprimento de alimentação sustentável, fazendo com que o varejo gere valor para o campo, encurtando os elos e gerando mais receita para ambas as partes.

Sobre o Pão de Açúcar

Com lojas distribuídas em 13 estados do Brasil, o Pão de Açúcar oferece soluções eficientes e inovadoras para deixar a compra de seus consumidores mais fácil, prática e gostosa. Focada no segmento premium de varejo alimentar, a marca é parte do GPA, uma das maiores companhias do varejo nacional. O Pão de Açúcar é pioneiro em inciativas sustentáveis dentro do segmento supermercadista brasileiro e no lançamento de um programa de fidelidade, o Pão de Açúcar Mais, hoje com mais de 7 milhões de cadastrados. A marca está presente em supermercados (182 lojas), lojas de bairro (Minuto Pão de Açúcar, com 84 unidades), e-commerce (www.paodeacucar.com) e por meio de seu aplicativo – gratuito e disponível nas lojas App Store e Google Play.

Em Fortaleza são 13 lojas Pão de Açúcar: Fátima, Náutico, Center Um, São João, Shopping Aldeota, Washington Soares, Júlio Ventura, Cocó, Antônio Sales, Mucuripe, Virgílio Távora, Buena Vista e São Gerardo.

Foto: divulgação

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.