[PÚBLICO A GOURMET] Zespri™ promove ações para o delivery de kiwis das feiras livres e hortifrutis em Fortaleza

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Verba destinada ao Brasil será aplicada também em campanhas de incentivo, exposição no PDV e treinamento de feirantes

A Zespri – empresa neozelandesa reconhecida mundialmente por sua expertise na produção de kiwis – está investindo USD 550 mil (aproximadamente 2,8 milhões de reais) em ações de trade marketing, sampling e mídia digital no Brasil em 2021. Esse montante representa 15% a mais do que o valor destinado em 2020 e será aplicado não só para ações tradicionais, como também para promover o delivery das feiras de rua e dos hortifrútis. A estratégia visa aproveitar o momento do aumento no consumo de frutas, legumes e verduras no país que, segundo uma pesquisa divulgada recentemente pela Produce Marketing Association no Brasil (PMA Brasil), aumentou em 20% impulsionado pela pandemia.

O objetivo da Zespri é crescer seu faturamento em 37% no Brasil neste ano, o que corresponde a uma distribuição de 3 mil toneladas de Kiwis das variedades Green e SunGold. “Este ano teremos uma atuação mais agressiva nos pontos de venda, com ampla utilização de embalagens, que são exclusivas e inovadoras no mercado de frutas, gerando forte impacto na gôndola. Além disso, estamos investindo em materiais de PDV que reforçam a propriedade nutricional – 100% da Vitamina C diária em uma só fruta”, comenta Regina Carmagnani, Gerente de Marketing da Zespri no Brasil.

A empresa reservou 60% da verba para trabalhar o sampling e o trade marketing no varejo, o que inclui também o treinamento e a promoção do canal das feiras, que receberá materiais de comunicação customizados para a venda nas ruas. “Neste ano, vamos ampliar o treinamento oferecido aos supervisores nos setores de frutas, legumes e verduras dos supermercados e hortifrutis e, aos feirantes, levaremos também informações sobre como expor o produto, o ponto ideal de consumo e como garantir a qualidade ideal até a chegada da fruta ao consumidor”, explica Regina Carmagnani. A Zespri entregará cerca de 12.000 peças entre materiais de PDV, uniformes e camisetas promocionais para 300 lojas de supermercados e 90 lojas de Hortifrutis, nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza, Recife, além de trabalhar com os materiais em 270 barracas de feira na cidade de São Paulo.

As estratégias de marketing desta temporada contemplam também uma campanha digital, que entra no ar de agosto a novembro, para reforçar as principais propriedades nutricionais do Kiwi. Com o slogan “100% da Vitamina C uma só fruta”, as peças estão sendo desenvolvidas pela VMLY&R, agência do grupo WPP situada em Singapura, com o objetivo de atingir 8 milhões de visualizações em mídias on-line.

O e-commerce é outra plataforma que será utilizada para divulgar e comercializar os kiwis da Zespri. A empresa está dobrando o investimento neste canal em 2021 e pretende distribuir mais de 50 mil amostras de SunGold™ nas entregas das compras no canal on-line de parceiros como: Pão de Açúcar, Mambo e Marche, além dos principais Hortifrutis para estimular a experimentação do target consumidor.

Aposta no mercado brasileiro

A empresa está de olho no aumento do consumo de Kiwis importados no Brasil que, nos últimos 10 anos, mais do que dobrou, atingindo em 2019, data da última atualização do Comtrade (www.comtrade.un.org), cerca de 30 mil toneladas. O país está entre os 10 maiores consumidores de frutas do mundo. Com distribuição em todo o território nacional, a região Sudeste concentra atualmente cerca de 60% a 70% do consumo dos Kiwis Zespri . “Estimamos em 2021 um crescimento em valor superior a 30% nas regiões Sul e Nordeste, alavancado principalmente pelo bom desempenho do Kiwi Zespri Vita SunGold”, acrescenta Regina.

Sobre a Zespri Internacional

A Zespri é líder mundial na produção de kiwis, tendo atingido em 2020 um faturamento de NZD 3,6 bilhões. Até 2025, a empresa tem a meta de chegar aos NZD 4,5 bilhões e para isso, investe na ampliação das áreas de cultivo, desenvolvimento de novas variedades e consolidação dos negócios em todos os países onde está presente. Com presença em mais de 50 países, a Zespri é formada por 2.800 agricultores da Nova Zelândia e 1.500 agricultores de outras partes do mundo. Pessoas que fazem do kiwi a sua vida e que, com muita dedicação, oferecem aos consumidores os melhores e mais saborosos kiwis do mundo.

Foto: divulgação

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.