Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PÚBLICO A SAÚDE] Câncer de mama: prevenção ainda é o melhor remédio para o surgimento de novos casos

Compartilhe Essa notícia

De acordo com o INCA, a taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, foi 14,23 óbitos/100 mil mulheres, em 2019, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 16,14 e 15,08 óbitos/100 mil mulheres, respectivamente. O Ceará, atualmente, possui taxa de mortalidade de 17,09.

A prevenção primária do câncer de mama continua sendo o grande fator do aparecimento de novos casos da doença. A campanha nacional Outubro Rosa tem intensificado o incentivo para o diagnóstico precoce mas, de acordo com o mastologista do NOHC – Núcleo de Oncologia e Hematologia do Ceará, Dr. Marden Pinheiro, mesmo com campanhas como essa, o número de mulheres que procuram o médico para rastrear a doença poderia ser maior. O câncer de mama está relacionado ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, para 2021, são estimados 66.280 novos casos da doença.

“As mulheres que têm sobrepeso, que não praticam exercícios físicos, que exageram na ingestão de bebidas alcoólicas possuem um risco maior de desenvolver um câncer de mama. Também existem alguns fatores relacionados à própria história reprodutiva e hormonal da mulher, a idade que começou e parou de menstruar, se teve filhos, se amamentou, etc. Os fatores de risco da parte genética e hereditária trazem consigo correspondem de cinco a dez por cento dos casos, mas precisam ser levados em consideração na história clínica para definir os riscos para o câncer de mama”, explica o especialista.

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher

  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja

  • Alterações no bico do peito (mamilo)

  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço

  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

Quanto mais rápido o câncer de mama é diagnosticado e tratado, maiores são as chances de cura, com tratamentos menos invasivos para a paciente e com investimento menor e mais eficiente para a gestão pública. Além da mamografia de rastreamento, a detecção precoce do câncer de mama pode ser feita em consultas ao ginecologista através do exame clínico (palpação da mama pelo profissional de saúde), e por exames de imagem que possam ser solicitados pelo médico. O autoexame, bastante disseminado, é importante mas não deve substituir os exames próprios para a detecção do câncer de mama.

Sobre o NOHC

O NOHC é um Centro habilitado ao atendimento especializado em Oncologia, Hematologia, Reumatologia e Terapia Biológica. Com uma estrutura que atende aos padrões de boas práticas atuais, possui uma equipe multiprofissional especializada, que oferece cuidados integrados em um só local, com qualidade e segurança. A clínica conta com um suporte hospitalar de referência juntamente com um suporte administrativo interno.

Foto: freepik

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.