Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PÚBLICO A SAÚDE] Clover: saiba mais sobre a vacina que mostrou ter 100% de eficácia contra casos graves de covid-19

Compartilhe Essa notícia

Uma vacina desenvolvida pela Sichuan Clover Biopharmaceuticals Inc. foi encontrada para prevenir 79% dos casos de Covid-19 de qualquer gravidade causada pela variante Delta em testes em estágio final, tornando-a a primeira vacina chinesa a oferecer dados claros de eficácia contra a variante causando ressurgimento de ondas de infecções em todo o mundo.

O candidato Clover implanta proteína no coronavírus para estimular a imunidade contra COVID-19, uma abordagem também usada pela inoculação desenvolvida pela Novavax Inc. É 100% eficaz contra COVID-19 grave causado por quaisquer variantes detectadas no ensaio, incluindo Delta, Gamma e Mu, que surgiram pela primeira vez na Índia, Brasil e Colômbia, respectivamente.

O tiro impediu 67% do COVID-19 de qualquer gravidade causada por qualquer cepa, disse a empresa com sede na cidade chinesa de Chengdu em um comunicado à imprensa na quarta-feira.

Os dados de eficácia foram conduzidos com base em um total de 207 casos de COVID-19 sintomático, duas semanas após os participantes receberem a segunda dose da injeção experimental ou de um placebo. O sequenciamento genético foi realizado em 146 dos casos, com as variantes Delta, Mu e Gamma respondendo por quase três quartos deles. O ensaio envolveu mais de 30.000 adultos e idosos nas Filipinas, Brasil, Colômbia, África do Sul e Bélgica, de acordo com o comunicado da empresa.

A injeção, dada em duas doses em um intervalo de três semanas, é a primeira inoculação chinesa a demonstrar evidências definitivas de sua potência contra as variantes predominantes em todo o mundo.

As vacinas inativadas feitas pela Sinovac Biotech Ltd. de Pequim e pela Sinopharm estatal estão entre as mais usadas na China e em outras partes do mundo, e têm taxas de eficácia que variam de cerca de 50% a 80% na prevenção de COVID-19 sintomático. Isso está abaixo das taxas de 90% vistas em testes de Fase III das tomadas de mRNA desenvolvidas pela Pfizer Inc / BioNTech SE e Moderna Inc.

Sinovac e Sinopharm também forneceram poucos dados conclusivos sobre a eficácia de suas vacinas contra a variante Delta, que é mais infecciosa do que a cepa original do vírus e parece ter diminuído a proteção das vacinas existentes.

A fabricante chinesa de vacinas, Chongqing Zhifei Biological Products Co., disse em agosto que sua vacina – que é semelhante à candidata Clover, mas requer três doses – foi considerada quase 78% eficaz contra Delta e 92,93% eficaz contra a variante Alfa, embora não tenha não especifique se os números eram de doenças graves ou de todas as infecções sintomáticas.

Clover’s shot foi desenvolvido com US $ 328 milhões em financiamento da Coalition for Epidemic Preparedness Innovations, que também apoiou o desenvolvimento das vacinas AstraZeneca e Moderna Covid. A Clover também assinou um acordo com a aliança de vacinas Gavi para fornecer até 414 milhões de doses para Covax, um programa apoiado pela Organização Mundial de Saúde para garantir o acesso às vacinas para as nações mais pobres do mundo.

A empresa pretende solicitar a aprovação da vacina junto a órgãos reguladores da China e da União Europeia e também à Organização Mundial da Saúde no quarto trimestre deste ano e espera lançar a vacina até o final do ano, informou em comunicado.

Foto: divulgação/Clover

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.