Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PÚBLICO A SAÚDE] INAUGURADO O EQUIPAMENTO MAIS AVANÇADO NO ESTADO DO CEARÁ PARA TRATAMENTO DE RADIOTERAPIA

Compartilhe Essa notícia

O Centro Regional Integrado de Oncologia, CRIO, agora possui o equipamento com a mais alta tecnologia disponível no mercado mundial para tratamentos de pacientes com câncer. Essa nova máquina, Acelerador Linear Versa HD, é inédita no Estado do Ceará.

Com a nova tecnologia será possível realizar procedimentos como radiocirurgia cerebral e corporal que antes eram impensáveis. O equipamento permite o tratamento de tumores complexos que necessitam de alta precisão de direcionamento.

 Além disso, o tempo de tratamento será mais curto o que leva a mais conforto, melhor qualidade de vida e melhores resultados para o paciente. Esse tempo mais curto auxilia na radioterapia, por exemplo, das pessoas mais idosas, que podem ter dificuldade de permanecer na mesma posição por muito tempo.

Uma das características da máquina é permitir a modelagem sofisticada de feixe, para fornecer uma dose de radiação mais pontual, mais exata, em conformidade ao tamanho, volume e formato do tumor alvo. Assim, o tratamento se torna mais seguro, eficaz e os órgãos sadios ao redor do tumor são poupados. A máquina faz conversões para não emitir raios em locais errados do corpo.

A novidade tecnológica tem procedência sueca e pode ser indicada para todos os tipos de canceres, mas claro que é o médico especialista que deve avaliar cada caso.

A aquisição da máquina é um importante passo na luta contra o câncer e veio para contribuir com um valioso sentimento: esperança.

Características essenciais:

– Equipamento de alta resolução;

– Imagens 2D, 3D e 4D avançadas;

– Possibilidade de radiocirurgia dinâmica de alta definição;

– Precisão sub-milimétrica;

– Maior proteção aos pacientes

Fonte: Centro Regional  Integrado de Oncologia – CRIO

Foto: divulgação
Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.