[PÚBLICO A SAÚDE] Inchaço abdominal ao longo do dia

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Sentir a barriga inchada é um incômodo que pode ter diversas causas. Um dos problemas mais comuns é a retenção de líquido, retenção que pode piorar com o calor, no período pré-menstrual e com a alimentação desregrada. Os gases também podem dar esse efeito na barriga. Mas, atenção! O inchaço, segundo especialistas, pode estar relacionado a problemas intestinais, doenças renais e hepáticas. É necessário um exame clínico detalhado para o diagnóstico correto.

Se alguns sintomas surgirem além do inchaço, como febre, dor, sangramento intestinal, alteração urinária, você deve procurar um especialista clínico, cirurgião geral ou gastroenterologista.

Descartadas essas situações graves, no caso das mulheres no pós parto o inchaço abdominal também pode ocorrer por outros motivos.

De acordo com a especialista em Reestruturação Pós Parto, a fisioterapeuta Olga Vieira, no período após o nascimento da criança existe uma frouxidão persistente no tecido conjuntivo abdominal, muitas vezes ainda sobre influência hormonal, suscetíveis a aumentos de pressão que ao longo do dia, à medida que comemos, levantamos e nos movemos, empurra o tecido da parece abdominal que está fraca e passa esta aparência de abdome inchado.

Vale ressaltar que a pressão intra-abdominal não é ruim, ela é constante e o núcleo do seu corpo precisa está preparado para gerir esses aumentos. Entretanto, no pós parto os músculos estão enfraquecidos e não conseguem controlar essas pressões, permitindo que o alongamento ocorra o que não é bom para a saúde da mulher.

Para as mamães que passam por este tipo de inchaço abdominal, a boa notícia é que é possível tratar. Mas, sempre antes de qualquer tratamento busque uma avaliação com fisioterapeuta qualificado.

Foto: divulgação

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.