[PÚBLICO A SAÚDE] Ministério da Saúde realiza pesquisa por Whatsapp e SMS para avaliar evolução da covid-19 no Brasil

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

O Ministério da Saúde está enviando mensagens por Whatsapp e SMS a pessoas selecionadas para participar da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 (Prevcov).

O estudo pretende analisar o comportamento da doença em todo o país abrangendo mais de 211 mil brasileiros de 274 municípios. Os escolhidos são os mesmos que participaram da Pnad Covid-19, feita ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O processo da pesquisa é simples: as pessoas vão receber mensagem confirmando a seleção por SMS ou WhatsApp.  É importante estar atento a eventuais golpes, pois neste contato não é solicitado nenhum dado.

Depois, uma central ligará para o selecionado, confirmando a participação. Haverá uma entrevista e um agendamento para a coleta de sangue, que será feita na residência do participante. Antes, a pessoa deverá assinar um termo autorizando o exame que pretende identificar quem foi contaminado ou desenvolveu imunidade após a vacinação.

A cidade de São Paulo fez um estudo semelhante, desenvolvido pelo Ibope Inteligência e o laboratório Fleury. De acordo com o resultado divulgado na quinta-feira (20), cerca de 42% da população da capital paulista tiveram contato com o vírus. Isto significa que mais de 3,5 milhões de pessoas da capital pegaram covid-19, seja desenvolvendo a doença ou de forma assintomática.

Fonte: Agência Brasil por Nelson Lin – Edição: Leila Santos/ Adrielen Alves – Foto: Reuters/Dado Ruvic

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.