[PÚBLICO A SAÚDE] UPA Edson Queiroz conquista certificação por padrões de qualidade e segurança; unidade é a 13ª do País reconhecida pela ONA

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Edson Queiroz, da Rede Municipal de Saúde de Fortaleza e gerida pela Fundação Leandro Bezerra de Menezes (FLBM), foi certificada como instituição de saúde acreditada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O feito garante que a unidade ultrapassou 70% dos padrões de qualidade e segurança estabelecidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.

São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Isso classifica a UPA Edson Queiroz como uma das 13 UPAs acreditadas em todo o Brasil e uma dentre as quatro certificadas no Nordeste. A avaliação final para a certificação aconteceu no dia 29 de junho, tendo o reconhecimento homologado no dia 14 de julho e divulgado pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), instituição acreditadora da UPA, no dia 19 de julho.

O gestor da UPA Edson Queiroz, Marcelo Soares, destacou que o feito é um marco na saúde da capital cearense. “Com muita satisfação, nós, que fazemos a unidade de pronto atendimento do Edson Queiroz, estamos sendo certificados, visando prestar para toda a população um serviço de saúde de qualidade e seguro para todos aqueles que procuram nossa unidade”, celebrou.

A certificação

Para chegar ao objetivo de “acreditada”, a UPA Edson Queiroz contou com consultoria especializada durante o processo. Foram feitas orientações, correções e implementações importantes, para que a unidade tivesse seus padrões adequados ao nível de exigência da ONA. Segundo a responsável pelo serviço, Hilda Ponciano, a pandemia foi um desafio em meio ao processo, mas que, ainda assim, a meta foi atingida. “O objetivo foi alcançado. Parabenizo toda a equipe pelo envolvimento no processo e agora a meta é atingir o nível 2”, afirmou Hilda.

Este certificado é válido por dois anos. Dentro deste período, a UPA Edson Queiroz poderá pleitear o nível 2 de acreditação plena, se submetendo a processos de avaliação mais rigorosos. Isso deverá credibilizar ainda mais a unidade, já que em três anos de atividade, a UPA vem se destacando por sua capacidade e qualidade nos atendimentos.

Desde sua inauguração, em junho de 2018 até junho deste ano, já foram mais de 300 mil atendimentos realizados. Além da UPA Edson Queiroz, a UPA Cristo Redentor e o Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher de Fortaleza) também possuem certificação.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza – Foto: freepik

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.