[PÚBLICO A TURISMO] Cataratas do Iguaçu: 10 anos como uma das Novas Sete Maravilhas Mundiais da Natureza!

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Esta quinta-feira (11.11) é dia de reverenciar um dos maiores símbolos do turismo nacional, que completa 10 anos desde que foi escolhido como uma das Novas Sete Maravilhas Mundiais da Natureza pela Fundação Suíça New7Wonders. Estamos falando das famosas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), o mais extenso conjunto de quedas d’água do planeta, que encanta visitantes de todo o mundo com seus atrativos ímpares.

A programação alusiva à data inclui a realização de uma live direto do Parque Nacional do Iguaçu, que, durante 10 horas, reunirá convidados para abordar a história da conquista, curiosidades do local e outros atrativos de Foz, entre outros assuntos (acompanhe AQUI). As homenagens também envolvem o incentivo ao compartilhamento de fotos e vídeos nas redes sociais por pessoas que estão ou já foram ao local, utilizando a hashtag #CataratasDay.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressalta a importância das Cataratas para o posicionamento do Brasil como destino, especialmente no pós-pandemia. “As Cataratas são um ícone não só do turismo, mas também da preservação ambiental associada ao aproveitamento turístico. Com a grande tendência ao turismo de natureza em todo o mundo, temos uma verdadeira joia, que pode reforçar, e muito, a atratividade do Brasil no cenário global”, aponta.

Como já é tradição, moradores de municípios vizinhos ao Parque, contemplados pelo Passe Comunidade, podem ingressar gratuitamente no local nesta quinta, bastando apresentar comprovante de residência e documento com foto. O local também terá atendimento ampliado durante o feriadão da República, das 8h às 16h. A venda de ingressos ocorre somente de forma online, mediante agendamento prévio de dia e horário pelo site www.cataratasdoiguacu.com.br.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, exalta o trabalho feito ao longo dos últimos 10 anos para o aproveitamento da conquista das Cataratas em prol do turismo na cidade. “Temos profissionais do turismo que possuem uma visão única sobre o setor e sabem como ninguém a melhor forma de realizar um trabalho duradouro e com muitos resultados. Vamos para 10 anos de Cataratas Day, cada vez mais importante e especial”, afirma o gestor.

As Cataratas, reconhecidas como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, receberam 78.665 visitantes em outubro, uma alta de 17% na comparação com setembro. Só no feriadão de Finados, 18.333 pessoas procuraram o local, superando a expectativa de 15 mil turistas. Apesar da maioria brasileira (94%), cresce a presença de estrangeiros na região, principalmente do Paraguai, Bolívia, Argentina, Estados Unidos e França, entre outras nacionalidades.

VISITA – No mês de julho, o ministro do Turismo esteve em Foz e percorreu atrativos como as Cataratas. Juntamente com o prefeito Chico Brasileiro, Gilson Machado Neto anunciou a intenção de tornar a cidade um dos Destinos Turísticos Inteligentes do país, a fim de aprimorar a disponibilidade de internet ao público. Machado Neto também esteve na Itaipu Binacional, quando discutiu projetos para fortalecer a visitação da usina com dirigentes da unidade.

Fonte: MTur por André Martins – Foto: Zig Koch/MTur Destinos

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.