Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PUBLICOA DESTAQUE] Acidentes de estrada podem ser evitados quando a manutenção veicular preventiva é realizada

Compartilhe Essa notícia

A segurança nas estradas e a prevenção de acidentes são temas de extrema importância, sejam motoristas ou passageiros. Para garantir a integridade de todos, a manutenção veicular preventiva desempenha um papel fundamental nesse contexto, e a falta dela pode resultar em tragédias evitáveis.

A ausência de uma manutenção preventiva pode, por exemplo, gerar falhas causadas por freios desgastados, pneus carecas, além de componentes eletrônicos do carro em curto, que quando não funcionam corretamente, tornam passageiros, motoristas e pedestres vulneráveis a acidentes de trânsito.

Segundo o Painel de Acidentes Rodoviários divulgado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), apenas em 2023, no Ceará, já foram registrados 893 acidentes rodoviários. Dos acidentes registrados, 84% tiveram vítimas, totalizando 1.042 feridos e 90 óbitos até agosto deste ano.

Diversos motoristas negligenciam a manutenção veicular, buscando reparos apenas quando um problema maior e visível surge. Entretanto, alguns danos na estrutura do veículo podem ser imperceptíveis durante o cotidiano e se tornam fatais ao longo do tempo. O freio pode, pela falta de revisão e excesso de uso, não funcionar com um carro em alta velocidade, ocasionando um grave acidente que pode ser fatal.

Os acidentes ocorridos por eventos atípicos registrados pela CNT totalizam 11, representando um crescimento de 367% em relação a 2023, que registrou apenas 3 acidentes da categoria. Já os classificados como colisão totalizam 582 acidentes.

Por isso, é vital destacar que a prevenção é a melhor abordagem para a segurança veicular. A AUDI Fortaleza, por exemplo, fornece orientações sobre a necessidade de manutenção, periodicidade de checagem para cada peça e quais componentes merecem uma maior atenção do condutor durante esse processo.

Luann Soares, diretor da AUDI Fortaleza, explica que “uma grande parcela dos acidentes de trânsito podem acontecer por falhas no sistema de embreagem, freios com funcionamento interrompido ou perda do controle do veículo, seja por travamento no volante ou pelo deslizamento dos pneus desgastados. Recebemos diariamente veículos para revisão, justamente visando prevenir um maior desgaste”.

Vale ressaltar que a manutenção veicular não se limita apenas à parte mecânica. Itens como sistemas de iluminação, freios, pneus, suspensão, óleo do motor e filtros são essenciais para manter um veículo seguro e eficiente. Os serviços de manutenção também incluem a verificação de sistemas eletrônicos, como airbags e controles de estabilidade, que desempenham um papel crucial na segurança dos ocupantes.

A segurança nas estradas começa com a responsabilidade dos motoristas em manter seus veículos em boas condições. A escolha de confiar em especialistas, como os oferecidos pela AUDI Fortaleza, pode fazer toda a diferença na prevenção de tragédias nas estradas.

Portanto, lembre-se, a manutenção veicular não é apenas uma comodidade, mas sim uma questão de vida ou morte. Ao investir na manutenção regular do seu veículo e contribua para a segurança de todos nas estradas. Afinal, a prevenção é o melhor caminho para evitar tragédias.

Foto: divulgação
Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.