Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PUBLICOA DESTAQUE] Av. Heráclito Graça terá mais um trecho bloqueado para obras nesta quinta (29); veja o mapa com a alteração no trânsito

Compartilhe Essa notícia

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), avança para mais uma etapa das obras de drenagem na Av. Heráclito Graça.

Para viabilizar a continuidade aos serviços na região, a partir desta quinta-feira (29/02), mais um trecho da Av. Heráclito Graça será bloqueado. A nova interdição acontece no trecho compreendido entre as ruas Antônio Augusto e Ildefonso Albano, no sentido Centro/Aldeota, estendendo a interdição implantada anteriormente na via, que segue até a Rua Nogueira Acioli.

Veja o mapa com a alteração no trânsito

A intervenção, que terá duração de 30 dias, se faz necessária para a continuação da execução das estacas de contenção do reservatório subterrâneo. Agentes da AMC estarão no local dando suporte operacional e orientando os motoristas.

Atualmente as obras contam com 20% dos serviços concluídos e devem ser finalizadas no segundo semestre deste ano.

Mudança no trânsito

Com o bloqueio da pista sul, os condutores que trafegam no sentido Aldeota deverão trafegar pelo lado oposto da via, usando o contrafluxo. Nesta etapa não haverá alteração para quem segue no sentido contrário. Diante da nova configuração, os motoristas deverão usar as rotas alternativas sugeridas pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e indicadas pelas placas de sinalização instaladas ao longo de toda a avenida.

De acordo com a configuração da nova interdição da via, o motorista que segue na Av. Heráclito Graça deve entrar à direita na Rua Antônio Augusto, à esquerda na Rua Fiúza de Pontes, à esquerda na Rua Nogueira Acioli e à direita retornando à Av. Heráclito Graça. Já o motorista que trafega na Av. Heráclito Graça deve entrar à direita na Rua Nogueira Acioli, à esquerda na Rua Rocha Lima e, depois, à esquerda, novamente, na Rua Antônio Augusto retornando à Av. Heráclito Graça.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) mantém o itinerário implantado no bloqueio anterior, com as linhas 028 – Antônio Bezerra/Papicu/1, 816 – Edson Queiroz/Centro/1, 701 – Parque Americano/Centro/1. Ao dirigirem-se no sentido Centro, os ônibus devem acessar a Rua Carlos Vasconcelos, Rua Fiúza Pontes, Rua Nogueira Acioly, retornando para Av. Heraclito Graça e seguir o itinerário vigente. Ao dirigirem-se no sentido Papicu, os ônibus devem acessar a Rua Bárbara de Alencar, Rua Nogueira Acioly, Rua Rocha Lima, Rua Carlos Vasconcelos para seguir o itinerário vigente.

Sobre as obras

A Prefeitura Municipal de Fortaleza deu início, em novembro de 2023, às obras de construção do novo sistema de drenagem da Av. Heráclito Graça.

Com a implantação do projeto, a região passará a contar com um reservatório de controle de cheias, que será construído sob a avenida, entre as ruas Barão de Aracati e Gonçalves Lêdo, beneficiando os bairros Centro e Aldeota.

Com conceito inédito na Capital, o projeto de drenagem da Avenida Heráclito Graça consiste na construção de um reservatório de controle de cheias que será implantado sob a avenida, entre as ruas Barão de Aracati e Gonçalves Lêdo. O sistema subterrâneo terá capacidade de armazenamento de 14 mil m³ de água, o equivalente a 13 piscinas olímpicas, cujo volume passará a ser escoado gradativamente e direcionado até o riacho Pajeú. Para auxiliar no escoamento da água pluvial sobre a avenida, serão instaladas grelhas de drenagem ao longo da via, fazendo com que não haja mais pontos de alagamentos na pista, que atualmente acontece devido a obstrução e a insuficiência da galeria de drenagem existente.

As intervenções, que estão sendo executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), preveem também a substituição do pavimento asfáltico por piso em intertravado e a construção de calçadas acessíveis e niveladas, facilitando o acesso e a travessia de pedestres. O projeto abrange, ainda, a requalificação da Praça Bárbara de Alencar, que passará por reforma em todo o seu espaço.

Foto: divulgação/PMF
Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.