Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PUBLICOA DESTAQUE] Ceará tem duas escolas classificadas no top 10 do Prêmio Melhores Escolas do Mundo

Compartilhe Essa notícia

As Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jaime Tomaz de Aquino, em Beberibe, e Joaquim Bastos Gonçalves, em Carnaubal, são destaque no “World’s Best School Prizes 2023” (Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2023), promovido pela T4 Education, organização global que trabalha no desenvolvimento de ferramentas, iniciativas e eventos para o aprimoramento da educação. As unidades de ensino cearenses estão na lista do top 10 em suas respectivas áreas: “Ação ambiental” e “Apoiando vidas saudáveis”.

O Prêmio é dividido em cinco categorias. Em setembro próximo, serão conhecidas as três escolas finalistas em cada uma. Um mês após, haverá a divulgação dos primeiros lugares. As escolas vencedoras receberão 50 mil dólares. O Brasil tem, ao todo, cinco representantes na disputa, incluindo as escolas cearenses.

Conscientização ecológica

Logo após ter sido construída, em 2019, a EEMTI Jaime Tomaz De Aquino aderiu ao Programa Selo Escola Sustentável, promovido pela Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Desta forma, conseguiu implementar um programa abrangente com foco em currículo, gestão do espaço físico e educação socioambiental, em um esforço para ampliar a consciência sobre as questões ecológicas.

A escola aborda tópicos como desperdício de recursos e descarte incorreto de resíduos, tendo no currículo tópicos como “plástico nocivo”. Ao mesmo tempo, aulas de campo e workshops oferecem experiência prática na reutilização de garrafas e reciclagem de papel, por exemplo.

Além disso, a escola participa de eventos na área e colabora com organizações envolvidas na preservação da natureza. Em relação à gestão ambiental, a EEMTI Jaime Tomaz promove o uso racional de energia, a coleta seletiva e a captação de água de aparelhos de ar-condicionado e da chuva. O espaço físico foi enriquecido com novas árvores, jardins suspensos feitos com garrafas reutilizadas, telhados verdes, uma horta escolar e um protótipo de biodigestor.

Emilly Bernardo, de 16 anos, cursa a 2ª série na unidade de ensino. A aluna despertou o interesse pela ecologia após participar de uma aula de campo promovida pela escola.

“Lá foi mostrado pra gente a importância da reciclagem, e a partir disso, quisemos trazer a ideia para cá. Escolas precisam utilizar bastante papel, que é um dos resíduos sólidos que mais agridem a terra, quando não são descartados da maneira certa. Para diminuir o consumo e o descarte, fazemos essa ação de forma constante. Sou a aluna responsável pela reciclagem de papel e também sou diretora do grupo ambiental da escola. Aqui desenvolvemos bastantes ações, como o cultivo de vegetais para serem utilizados na nossa merenda”, explica.

Maria de Lourdes Soares, de 16 anos, também cursa a 2ª série na EEMTI de Beberibe. A estudante é monitora das ações do Selo Escola Sustentável na unidade de ensino. “Numa das aulas de campo, conhecemos o lixão de Aracati, para termos noção da quantidade de resíduos sólidos que eram depositados ali. Os alunos que iam à atividade, ministravam depois palestras para os demais colegas. Quando comecei a participar, tive mais discernimento das minhas atitudes em relação ao meio ambiente, aprendi a gerar menos lixo e a descartá-lo no lugar certo. Agora, nossa atitude pode até ser vista como algo pequeno. Mas, irá repercutir de grande maneira no nosso futuro”, afirma Maria.

O professor Ocivan Moreira, que leciona a disciplina de História na unidade de ensino e é responsável pelas ações ligadas ao protagonismo estudantil, ressalta a continuidade do projeto e o forte engajamento dos alunos.

“Este reconhecimento é da comunidade de Forquilha, do município de Beberibe e do estado do Ceará. Nossa escola, no fim de 2022, foi agraciada com o Selo Escola Sustentável, sendo a segunda do estado a receber esta comenda. Desde 2019, quando chegamos aqui, a primeira coisa que fizemos foi plantar. Não plantamos para nós, mas para o planeta. Nossa escola não tem muitas lixeiras. E nem precisamos delas, pois temos uma comunidade educativa consciente de sua responsabilidade ambiental. Estamos no caminho certo. Não vamos transformar o mundo, sem antes transformar a nós mesmos, nas práticas cotidianas”, considera.

Propagação

A escola também atua nas redes sociais para promover o engajamento ambiental e apresenta um programa de rádio dedicado a informações ambientais. Com as práticas sustentáveis, o lixo doméstico descartável foi reduzido em aproximadamente 80%.

Se a EEMTI Jaime Tomaz de Aquino ganhar o Prêmio de Melhor Escola do Mundo em Ação Ambiental, pretende expandir as iniciativas e fortalecer a consciência ecológica. A unidade de ensino pretende colaborar com outros grupos e escolas da região em um esforço para replicar práticas sustentáveis. Além disso, planeja investir em manutenção, adquirindo materiais de projetos e criando um espaço adequado para arte e criatividade.

Apoio socioemocional

projeto “Adote um Estudante” é uma ação voltada à saúde mental dos alunos da EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves, no município de Carnaubal. Durante a pandemia, os educadores da instituição perceberam a infrequência de parte dos alunos nas aulas remotas, além de 30 estudantes em situação de risco de abandono. De início, a hipótese era de que as faltas seriam decorrentes da falta de condições em adquirir equipamentos tecnológicos. Posteriormente, contudo, com a aquisição e distribuição de chips e tablets aos alunos, por parte do Governo do Estado, a situação permanecia a mesma em relação àqueles 30 alunos.

No retorno ao modelo presencial, os professores diretores de turma observaram, em sala de aula, que os jovens em risco de abandono enfrentavam problemas de ansiedade, transtorno de depressão, automutilação, baixa autoestima, dificuldades de comunicação e de socialização em sala de aula.

Para reverter o cenário, o professor de educação física Guilherme Barroso, que também atua como diretor de turma na instituição, sugeriu a criação de um projeto que trabalhasse com o apoio de psicólogos voluntários, de diversas partes do Brasil. Os profissionais ofereceriam atendimentos via Google Meet, possibilitando aos alunos receber assistência psicológica de forma individual. Assim, foi criado o “Adote um estudante”.

“Constantemente, recebíamos mensagens de familiares pedindo ajuda à escola para lidar com os problemas de ansiedade dos filhos. Foi a partir dessa realidade que percebemos a situação grave que a pandemia deixou para os nossos alunos. Além de interferir no desenvolvimento cognitivo, prejudicou a saúde psíquica dos alunos”, explica o professor.

Mobilização

Para concretizar a ideia, Guilherme utilizou a mídia social Instagram para entrar em contato com uma rede nacional de psicólogos. O professor conversou com diversos membros daquele grupo, a quem expôs a ação da escola e solicitou apoio. Alguns profissionais aderiram à causa e vêm prestando o auxílio aos jovens. Hoje, o projeto continua aberto ao engajamento de novos psicólogos que queiram atuar como voluntários, de qualquer parte do país.

“Apresentamos a proposta em sala de aula, explicamos a importância dos atendimentos e aconselhamentos psicológicos e, em seguida, esperamos os alunos nos procurarem. Na maioria das vezes isso aconteceu. Já em alguns casos, nós mesmos identificamos, por meio da escuta ativa feita pelos professores diretores de turma e com a parceria da professora Erivany Fontenele, do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A partir desta escuta, é possível identificar com maior sensibilidade a necessidade de o aluno participar do projeto”, complementa Guilherme.

A estudante Mirely Alves, de 17 anos, cursa a 3ª série na EEMTI Joaquim Bastos. A jovem foi atendida durante seis meses pelo projeto, após ser convidada pelo professor Guilherme. “Me vi necessitada e aceitei. O atendimento foi muito importante, pois eu estava passando por algumas dificuldades e não sabia como fazer, com ansiedade a mil e muitos pensamentos negativos. Esse projeto veio em minha vida como um presente de Deus. Acho que para todos, uns dos melhores projetos que a escola já propôs. É muito gratificante fazer parte dessa família, e tenho muito orgulho de ver a escola sendo a top 10 do mundo. A sensação e incrível”, descreve Mirely.

Colega de Mirely, a estudante Vitória Nascimento, de 17 anos, também foi beneficiada pela ação. Durante os cerca de três meses em que recebeu atendimento, a jovem revela ter ampliado a confiança em si mesma e aprimorado o convívio social. Vitória também já atuou como monitora da Busca Ativa Escolar e hoje faz parte do Grêmio Estudantil.

“Esse projeto foi de bastante importância aos alunos, pois somos bastantes em quantidade, e nem todos temos condições de ter uma consulta particular. A iniciativa ajudou muitos a participarem melhor das aulas, a se compreenderem e a poderem lidar com seus problemas. Você ter alguém ali pra lhe ouvir e aconselhar, traz conforto e alívio. É gratificante ver o quanto a gestão é acolhedora, o quanto se importa com os alunos. Não poderia deixar de estar feliz por cada vitória que nossa escola passar. Com o reconhecimento de um trabalho deste a nível mundial, esperamos que outras entidades percebam e engajem-se no mesmo objetivo, para que o projeto faça parte da rotina de mais escolas, e mais jovens possam ser atendidos e ter mais esperança para superar e enfrentar seus medos e traumas”, avalia Mirely.

O secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos da Seduc, Helder Nogueira, enaltece o reconhecimento recebido pelas escolas cearenses. “É bastante louvável perceber que, dentro do ambiente de ensino e aprendizagem, são desenvolvidas ações que repercutem de maneira positiva na sociedade e que apresentem grande potencial de transformação social. A projeção que alcançamos, em nível mundial, com as EEMTIs Jaime Tomaz de Aquino e Joaquim Bastos Gonçalves, provam que temos uma educação integrada e comprometida com causas importantes”, aponta.

Mais informações sobre o prêmio podem ser acessadas no site oficial e na página do prêmio no Instagram:

https://t4.education/prizes/worlds-best-school-prizes/home

@bestschoolprize

Fonte: Bruno Mota – Ascm Seduc – Texto / Carlos Gorila e arquivos pessoais – Fotos

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.