Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PUBLICOA DESTAQUE] Novo cartão postal de Fortaleza: Sarto entrega nova iluminação da ponte sobre o Rio Ceará

Compartilhe Essa notícia

A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta quinta-feira (06/06), a nova iluminação da ponte José Martins Rodrigues, a ponte sobre o Rio Ceará, na Barra do Ceará, que recebeu realce artístico nos pilares e equipamentos modernos de iluminação viária com LED. Como destacou o prefeito José Sarto, a nova iluminação contribuirá para tornar a ponte um novo cartão postal de Fortaleza.

“É uma alegria muito grande vir aqui entregar uma nova iluminação para a ponte sobre o Rio Ceará, além da Avenida Leste Oeste totalmente requalificada. São iniciativas que fazem parte de um conjunto de obras que temos realizado nessa região. Além da Avenida Beira-Rio, que entregamos requalificada, e do Marco Zero, que será requalificado a partir de um concurso público de ideias, também lançamos o programa Barras do Mar, que vai contemplar a urbanização dos espigões da orla, desde o Pirambu até a ponte aqui da Barra. Nós vamos requalificar totalmente essa área, com investimento da ordem de R$ 240 milhões, o dobro do que foi investido na Beira-mar de Todos,” afirmou o prefeito.

O secretário da Conservação e Serviços Públicos João Pupo ressaltou que a nova iluminação deve valorizar a região. “A gente desenvolveu um projeto de iluminação artística com automação, que é único em Fortaleza. Essa é uma das vistas mais bonitas da cidade, e iniciativas como a nova iluminação contribuem para melhorar a autoestima da comunidade, potencializar o comércio da região, além de aumentar a sensação de segurança. Hoje nós também estamos entregando a Leste-Oeste, que recebeu um investimento alto, de 12 milhões de reais, e foi totalmente requalificada, com asfalto novo, ciclovias, iluminação, trazendo mais conforto e segurança para quem circula aqui pela Barra do Ceará”, pontuou o secretário.

Para o motorista de ônibus Francisco Pereira Carneiro, morador da Barra do Ceará e frequentador do local, a nova iluminação fortalece a vocação do equipamento para ser cartão postal da cidade. “A iluminação nova muda de cor, ficou muito bacana, bonito demais, parece mesmo um ponto turístico.”

Morando pertinho da ponte, a dona de casa Lucineide Teixeira Dias também foi ver o acender das luzes e ficou impressionada. “Fica diferente, chama atenção para a beleza que tem aqui” destacou ela.

A entrega também marca a requalificação da Av. Leste Oeste, que passou por obra de recapeamento e nova sinalização, resultando na recuperação de 5,5 km da via, nos dois sentidos, no trecho entre a Rua Jacinto Matos e a Ponte sobre o Rio Ceará. O trabalho faz parte da Operação Asfalto, que prevê recuperação asfáltica em mais de 1200 vias de Fortaleza, além de serviços de iluminação e zeladoria.

Cartão postal

Conectando a Avenida Ulisses Guimarães à Av. Presidente Castelo Branco (Av. Leste Oeste), passando por cima da Avenida Radialista José Lima Verde, a ponte José Martins Rodrigues passa a contar com 120 projetores em RGB distribuídos ao longo da estrutura, sendo dois em cada pilar, totalizando 40 unidades, e mais 80 nas laterais.

O modelo RGB possui tecnologia para permitir a programação de uma variação de cores a partir das cores primárias vermelho, verde e azul.

A proposta da iluminação artística busca valorizar tanto o plano vertical dos pilares quanto o plano horizontal do tabuleiro da ponte. A projeção nos pilares, de cima para baixo, e no tabulado lateral, cria um espetáculo de luzes que se refletirá nas águas do Rio Ceará, proporcionando uma experiência visual para quem passa no local.

A ponte também recebeu uma iluminação viária nova, com a substituição das 51 luminárias existentes para luminárias com tecnologia LED, com maior eficiência e luminosidade.

Com a nova iluminação, a Prefeitura visa não apenas embelezar o cenário urbano, mas também proporcionar mais segurança para quem passa pela região.Os serviços de iluminação e recapeamento foram executados pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), e a nova sinalização da Av. Leste Oeste ficou a cargo da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Infraestrutura cicloviária

A Prefeitura também implantou, pela primeira vez, uma ciclofaixa na Ponte José Martins Rodrigues. A infraestrutura vai garantir maior segurança aos deslocamentos dos ciclistas entre Fortaleza e Caucaia. A iniciativa faz parte do Pedala Mais, política cicloviária que pretende dobrar o número de ciclistas na Capital.

A ciclofaixa é unilateral, situada junto ao canteiro central em ambos os lados e protegida com tachões.. Na Av. Leste Oeste, a ciclofaixa do trecho compreendido entre as ruas Ceci e Jacinto Matos foi transformada em ciclovia.

Com essa implantação, Fortaleza passa a ter 449,7 km de malha cicloviária. Até o final do ano a expectativa é alcançar os 500 km.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito Élcio Batista, os secretários João Pupo, Ariane Sousa, Samuel Dias, Alexandre Pereira, Leiliane Vasconcelos, Ferrucio Feitosa, Priscila Teixeira, Davi Gomes e Josué Lima, os vereadores Elpídio Nogueira, Carlos Mesquita, Heitor Holanda, Kátia Rodrigues, Veríssimo Freitas, Dayane Costa, Audizio Oliveira, Fernando Marlon, Juninho Aquino, Fernando F. F., Natalia Rios, Disraeli Brasil e o deputado estadual Antônio Henrique.

Foto: Yuri Allen/PMF

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.