Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PUBLICOA DESTAQUE] Prefeitura de Fortaleza lança projeto Recicla Mais para coleta seletiva em condomínios residenciais

Compartilhe Essa notícia

O Movimento Fortaleza Limpa traz mais um projeto de sustentabilidade com foco em ampliar a capacidade de coleta seletiva em Fortaleza e aumentar os índices de reciclagem do Município. Com o Recicla Mais, a Prefeitura de Fortaleza vai oferecer um serviço de coleta seletiva com caminhões, porta a porta, para condomínios residenciais. O serviço vai operar, nesta primeira fase, com sete caminhões em 11 bairros da Capital. Com a iniciativa, a Prefeitura realiza a destinação correta desses resíduos, impulsionando a economia circular e incentivando a cultura de sustentabilidade e consciência ambiental nos fortalezenses, além de promover a redução de custos com o aterramento e prolongar a vida útil do aterro sanitário da cidade.

A princípio, o Recicla Mais vai ser implementado nos bairros Meireles, Aldeota, Cocó, Messejana, Curió, Guajeru, Coaçu, São Bento, Paupina, Ancuri e Parque Santa Maria.

Aderindo ao Recicla Mais, os condomínios podem ser bonificados em dinheiro de acordo com o volume dos resíduos coletados, ou podem doar o material para associações de catadores, gerando renda para essa comunidade. Para os condomínios que aderirem ao benefício em dinheiro, o valor vai ser pago pela empresa recicladora parceira da Prefeitura.

Para promover a adesão, equipes de agentes ambientais vão fazer visitas aos endereços para prestar orientações e tirar dúvidas sobre a coleta seletiva. Além disso, o programa conta com uma plataforma online que garante o acompanhamento dos dados pelos condomínios.

Serão coletados somente materiais recicláveis: papel, plástico, metal e vidro. Os itens devem estar separados de outros resíduos e livres de restos de comida e rejeitos.

Como participar

Para participar do Recicla Mais basta acessar o site (reciclamais.fortaleza.ce.gov.br) e fazer o pré-cadastro do condomínio. O responsável pelo cadastro receberá um e-mail com a confirmação do cadastro e as orientações quanto à separação dos recicláveis e ao agendamento da coleta.

As coletas serão realizadas semanalmente, nos dias e turnos informados no
e-mail de confirmação do cadastro. Os resíduos recicláveis devem estar separados e acondicionados corretamente para que a coleta possa ser realizada.

Após a coleta nos pontos agendados, os recicláveis são transportados e destinados para a empresa recicladora ou para as associações de catadores. O descarte correto dos recicláveis é convertido em benefícios gerando renda para o condomínio ou para as associações de catadores.

Foto: Tainá Cavalcante/PMF
Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.