Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PUBLICOA ECONOMIA] Sondagem do Observatório da Indústria revela alta nos investimentos da indústria cearense em 2023

Compartilhe Essa notícia

O Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) divulgaram uma sondagem especial sobre os investimentos realizados por industriais em 2023 e as intenções para o ano de 2024. A pesquisa envolveu 96 participantes.

De acordo com o estudo, 72% dos empresários entrevistados fizeram investimentos em 2023, valor 7 pontos percentuais acima do registrado em 2022.

A maior parte das empresas (49%) destinou os recursos para a aquisição de máquinas ou equipamentos novos. Em seguida, destacaram-se os investimentos na atualização/modernização de plantas e fábricas (35%) e de máquinas e equipamentos (29%).

Em relação às principais ações estratégicas que receberam verbas em 2023, a sondagem revelou que 56% das empresas investiram na área de Inovação Tecnológica, a partir da incorporação de novas tecnologias. A área de Eficiência Energética também foi alvo de investimentos (40%), com a busca por novas fontes de energia ou modelos produtivos mais eficientes no consumo de energia. Outro destaque foi a área de Capital Humano, na qual 38% das empresas investiram.

Para o ano de 2024, 59% dos industriais cearenses afirmaram já possuir planos de investimentos definidos. Destes, 35% pretendem destinar recursos para o aumento ou melhoria do processo produtivo atual; 33% para a ampliação e melhoria da capacidade produtiva; e 14% para a introdução de novos processos produtivos.

Confira o estudo na íntegra no site do Observatório da Indústria, clicando aqui.

Foto: George Lucas/FIEC

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.