[PÚBLICOA EVENTOS] Coopercon Ceará realiza reunião para tratar da importação de cimento

Compartilhe Essa notícia

A Cooperativa da Construção Civil do Ceará (Coopercon-CE) realizou reunião com a Coopercon Brasil para tratar da importação de cimento. O encontro ocorreu no dia 28 de julho de maneira remota com as cooperativas regionais.

 “Discutimos as questões que envolvem a importação, bem como alternativas para a aquisição do insumo nos mercados nacional e internacional”, ressalta o presidente da cooperativa, Sérgio Macedo.

Somente no Ceará, o preço médio (saca fechada) do cimento subiu 32,7% no comparativo entre os meses de janeiro e julho. Na saca fracionada, a alta foi de 32,3% no período.

O executivo explica que o conflito entre Rússia e Ucrânia e a imprevisibilidade de seu fim segue pressionando os insumos energéticos.

Segundo o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) preço do coque de petróleo, principal fonte de energia para a indústria do cimento subiu 73,5% nos últimos 12 meses. No âmbito doméstico, energia elétrica, frete, sacaria, gesso e refratários também vem tendo forte incremento de preços.

Foto: divulgação

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.