No dia 8 de julho, o Instituto Salvata de Educação, espaço voltado para a promoção da educação em saúde, em Fortaleza, irá promover uma Imersão em Endometriose, doença que afeta uma a cada dez mulheres, segundo dados do Ministério da Saúde. É caracterizada pela presença de tecido endometrial fora do útero, podendo atingir órgãos reprodutivos, intestino, bexiga e, inclusive, os pulmões. O curso será das 8h às 17h30, no BS Tower. As inscrições podem ser realizadas por meio da plataforma Sympla ou pelo link disponibilizado na bio do Instagram @institutosalvata.
“Como alguns dos sintomas da endometriose são comuns em outras condições, realizar o diagnóstico correto pode levar tempo, acarretando consequências drásticas para a fertilidade feminina e qualidade de vida”, explica a cirurgiã ginecológica Kathiane Lustosa, diretora do Instituto Salvata de Educação. “Nessa imersão, vamos abordar os aspectos da doença, desde os sintomas até as formas de tratamento mais modernas e eficazes, além da gestão do acompanhamento das pacientes e da discussão de casos clínicos associados”, complementa a profissional.
Com um enfoque multidisciplinar, com professores de todas as áreas, o curso é voltado para médicos ginecologistas e de outras especialidades e profissionais de fisioterapia, enfermagem, nutrição e psicologia. “A endometriose é uma doença nova, por isso que muitos não conhecem suas características e sintomas. Embora existam muitas teorias, sua origem ainda não foi definida”, enfatiza a médica Kathiane Lustosa. Entre as professoras convidadas, além da médica Kathiane Lustosa, estão a nutricionista Nara Parente, as fisioterapeutas Isabella Frota e Gisele Arruda, a anestesiologista e médica da dor Danielle Mendes e muitos outros profissionais da equipe Salvata.
Ainda esse ano, o Instituto irá promover formações em Uroginecologia, a terceira edição do Curso OASIS (Obstetric Anal Sphincter Injury) e o curso Hormônios – da anticoncepção à reposição hormonal. “Nosso objetivo é trazer para mais próximo dos profissionais do norte e nordeste conhecimento de ponta e de alto nível científico”, destaca a médica Sara Arcanjo, que também diretora do Instituto Salvata de Educação.
Instituto Salvata de Educação
O Instituto Salvata de Educação foi implantado em 2019 e tem como diretoras e sócias as doutoras Kathiane Lustosa, Andreisa Bilhar e Sara Arcanjo, que possuem vasto currículo com atividades acadêmicas e experiências, como professoras e coordenadoras de cursos no Brasil e no mundo. Juntas iniciaram o Instituto Salvata, voltado para a promoção da educação em saúde, que conta com uma ampla rede de professores e colaboradores. As três médicas também são responsáveis pela Clínica Salvata, espaço de referência no cuidado com a saúde e qualidade de vida da mulher, localizada em Fortaleza.
Foto: divulgação