Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PÚBLICOA EVENTOS] Pós-Unifor firma parceria com ESA/PI para oferecer MBA em Business Law aos advogados associados

Compartilhe Essa notícia

Por meio de pós-graduações In Company a Unifor oferece uma melhor formação aos profissionais de acordo com a necessidade de cada instituição

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, fechou um acordo de parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, por meio da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-PI), e vai ofertar à advocacia piauiense o MBA em Business Law. O curso está previsto para iniciar em fevereiro de 2023, de forma presencial, na sede da ESA Piauí. As inscrições serão abertas em breve.

A iniciativa vai ao encontro do compromisso da Unifor na expansão do processo de ensino-aprendizagem. “Por meio das pós-graduações In Company, em que fechamos parcerias com grandes empresas, contribuímos para dar a melhor formação aos profissionais de acordo com a necessidade de cada instituição. O primeiro curso de MBA em Business Law da Unifor tem o intuito de desenvolver, nos profissionais das mais distintas carreiras jurídicas, as habilidades e competências necessárias a uma mais qualificada reflexão e intervenção prática”, afirma Francisco Medina, professor e coordenador dos cursos In Company da Pós-Unifor.

 

Medina ressalta ainda que, ao firmar essa parceria com a OAB/PI, a Unifor continua a desempenhar seu compromisso social no que diz respeito ao aprimoramento, reciclagem e atualização dos profissionais na área, levando aos advogados piauienses a qualidade de ensino da instituição, como também um corpo docente comprometido a fazer a diferença auxiliando o autodesenvolvimento das principais competências exigidas para o século XXI, bem como orientando os discentes na superação de desafios estratégicos e contemporâneos.

Celso Barros, presidente da Seccional Piauí, acrescenta que a parceria entre as instituições faz parte de um projeto da ESA voltado para capacitar a advocacia a atuar nas modernas competências e habilidades que o mercado exige para o advogado. Segundo ele, a integração entre as instituições trará ganhos educacionais inestimáveis para a advocacia piauiense. “Esse convênio permite ao aluno do MBA a ter acesso ao mundo Unifor, ou seja, todas as plataformas digitais que a instituição de ensino fornece ao seu aluno desde biblioteca, base de dados, rede de informações. É uma excelente oportunidade de qualificação oferecida às advogadas e advogados piauienses”, celebra o presidente.

Para Thiago Carcará, diretor-geral da ESA Piauí, o convênio entre as instituições tem um significado muito importante porque representa uma grande conquista para a cultura jurídica piauiense. “A Unifor é a maior instituição de Direito do Nordeste e a gente agora se entrelaça com ela no âmbito das pós-graduações, tanto lato sensu como stricto sensu. O corpo docente é oriundo de diversos estados como Ceará, São Paulo e Piauí, mas também vamos agregar questões tanto do ponto de vista nacional quanto internacional”, complementa.

 MBA em Business Law

O MBA em Business Law tem a finalidade de agregar aos alunos conhecimentos sobre questões empresariais que envolvem a área do Direito. O corpo docente que compõe a pós-graduação lato sensu é formada por doutores, mestres e especialistas nas áreas dos cursos ofertados, com atuação prática no mercado profissional.

 

O curso será realizado nas modalidades presenciais e a distância, com aulas expositivas e dialogadas, por meio de uma série de procedimentos didáticos que conduz a um encontro entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem. “De modo geral, será dada ampla ênfase na troca de experiências sobre situações reais, a fim de criar e fortalecer laços interpessoais, no intuito de qualificar e elevar os processos de aprendizagem feitos em equipes”, reforça o coordenador dos cursos In Company da Pós- Unifor.

 

Dentre os objetivos do curso estão:

 Desenvolver profissionais especialistas em Compliance e Integridade Corporativa para atuação no ambiente corporativo ou público, atualizando assim, conhecimentos nos aspectos jurídicos no ambiente corporativo;

Aprofundar o debate acerca das novas perspectivas do mundo corporativo;

Discutir aos ilícitos corporativos e acordo de Leniência, a Responsabilidade Civil no ambiente Virtual, bem como E-commerce na perspectiva dos negócios digitais;

   Promover uma reflexão crítica do Direito do Trabalho no ambiente corporativo;

 Fomentar a pesquisa e a produção técnica frente as novas perspectivas dos negócios jurídicos:

ESG (em inglês, Environmental, social and Governance);

Desenvolver o estudo relacionado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), aos negócios jurídicos e inovação: startup e a inteligência artificial na gestão processual, de maneira sistematizada e interdisciplinar;

 Apresentar um panorama nacional e internacional do Compliance e suas aplicações nas iniciativas Pública e Privada;

Capacitar os alunos para implementação das finanças corporativas e corporação financeira nos negócios jurídicos;

Demonstrar aos alunos a necessidade do conhecimento em áreas de governança corporativa e de mercado financeiro para o desempenho melhor em um programa de Compliance e introduzir oconhecimento do Compliance nos ramos do Direito (trabalhista, digital, tributária, societária; concorrência).

Foto: divulgação

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.