Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PUBLICOA EVENTOS] Presidente da FIEC palestra sobre o H2V durante abertura do II Encontro Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação do Comando Militar do Nordeste

Compartilhe Essa notícia

Nesta segunda-feira (13/11), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, realizou palestra sobre o projeto do Hub do Hidrogênio Verde (H2V) do Ceará, durante o II Encontro Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação, evento organizado pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE) e Comando da 10ª Região Militar. A abertura do evento contou com as falas do Comandante Militar do Nordeste, General de Exército, Vasconcellos e o Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas. O objetivo do evento é contribuir para a construção de parcerias de longo prazo entre instituições do Governo, Academia e Setor Produtivo, priorizando a Região Nordeste, promovendo integração, inovação, planejamento estratégico, fortalecimento da Defesa Nacional e desenvolvimento socioeconômico sustentável.

“Reafirmo aqui meu agradecimento ao Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, pela parceria no evento e ao General Pinto Sampaio, Comandante da Décima Região Militar, pela sugestão de realizar o evento na FIEC, não poderia haver local melhor. O evento visa destacar a importância e a renovação da matriz energética do Brasil. Além disso, reconheço o desafio de coordenar diversos participantes e agradeço a todos que aceitaram nosso convite, incluindo oficiais gerais, representantes do setor produtivo, acadêmicos e palestrantes convidados. A presença de todos enriquece as discussões”, disse o General do Exército, Vasconcellos.

Já o Governador Elmano de Freitas compartilhou a importância da inovação e estratégia no exército para resguardar os interesses do povo brasileiro. “Penso na necessidade urgente de resgatar o pensamento estratégico no Brasil, destacando o papel das instituições, incluindo as Forças Armadas. No Ceará, enfrentamos o desafio de dedicar tempo à reflexão estratégica para lidar com os problemas do país e do nosso estado, dando oportunidades e abraçando eventos como estes”, afirmou Elmano.

Seguindo a programação do evento, Ricardo Cavalcante fez uma apresentação sobre o potencial do Hidrogênio Verde no Ceará, destacando os investimentos que serão realizados no estado e a urgência da transição energética.

“O Ceará ocupa uma posição central nas iniciativas relacionadas ao hidrogênio verde, estabelecendo memorandos estratégicos com mais de 30 empresas de âmbito nacional e internacional, resultando em investimentos que ultrapassam a marca de 29,7 bilhões de dólares. Esses acordos evidenciam um compromisso sólido com a geração de energia limpa e sustentável na região. O empenho da FIEC na transição energética é também para proporcionar ainda mais capacitação para profissionais e melhorar a infraestrutura dedicada à pesquisa em energias renováveis”, declarou Ricardo Cavalcante.

Ainda durante a manhã, o Presidente da FIEC participou, juntamente com o CEO da ArcelorMittal e o Diretor Comercial do Complexo do Pecém, de um painel sobre Energias Renováveis. Erik Torres destacou a diminuição de 10% na emissão de carbono da siderúrgica, salientando as ações que estão sendo realizadas desde março deste ano, quando a empresa iniciou suas atividades no Pecém.

“A ArcelorMittal tem o compromisso de alcançar a neutralidade nas emissões de carbono até 2050, adotando ações e estudos para atingir esse objetivo. Uma das oportunidades destacadas para alcançar a neutralidade é o uso do Hidrogênio Verde. O Ceará se destaca nesse contexto e nós estamos unindo forças com a FIEC e explorando maneiras de avançar nessa direção e vincular as oportunidades no estado”, afirmou Erik.

O II Encontro Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação segue com programação ainda até amanhã abordando temas como Energias Renováveis, as Tecnologias Disruptivas e suas aplicações na Defesa.

O evento contou com a presença do 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; do Vice-Presidente André Montenegro, do Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda; do Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; do Comandante Militar do Nordeste, General de Exército, Vasconcellos; do o Comandante da Décima Região Militar, General de Divisão Pinto Sampaio;  do CEO da ArcelorMittal, Erik Torres; do Diretor Comercial do Complexo do Pecém, André Magalhães, entre outras autoridades.

Além do Comandante da Escola Superior de Guerra, Vice-Almirante, Gilberto Santos; o Chefe do Centro de Desenvolvimento de Sistemas, General de Divisão, Eduardo Vosqui; o Comandante de Defesa Cibernética, General de Divisão, Alan; o Assessor de Assuntos Históricos e Culturais da Décima Região Militar, General de Divisão, Lima Verde; o Chefe do Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Nordeste, General de Divisão,  Jaborandi; o Sétimo Sub-Chefe do Estado Maior do Exército, General de Brigada,  Fernandes; o Diretor de Obras Militares, General de Brigada,  Eduardo; o Assessor de Relações Institucionais da Escola Superior de Guerra, Contra-Almirante, Lourenço; o Assessor de Assuntos Estratégicos da 10ª Região Militar, General de Brigada, Danilo; o Capitão dos Portos do Ceará, Capitão de Mar e Guerra, Valença; O General de Brigada Eduardo, Diretor de Obras Militares do Departamento de Engenharia e Construção; o Coronel veterano Franco Azevedo, Professor Doutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, do Departamento de Educação e Cultura e o Professor Doutor José de Paula Barros Neto.

Foto: divulgação

 

 

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.