A cultura alimentar também faz parte do 13º Encontro Sesc Povos do Mar. Do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Ceará), o evento proporciona aos participantes e público, a programação do DiCumê: Socialização de Práticas Alimentares, por meio de palestras e oficinas gratuitas. Além da Gastronomia, o Senac também soma ao Encontro uma Mostra de Vestimentas Tradicionais, realizada a partir do trabalho produzido por artesãs que participam do evento.
“Essa integração de ações que culmina com o evento Povos do Mar mostra o quanto o Sistema Fecomércio abraça uma diversidade de iniciativas e atividades. Por meio do Senac, enriquecemos e compartilhamos o conhecimento na gastronomia, cultura, turismo e diversos outros segmentos, além de chamar atenção também para o trabalho artesanal tão característico do Ceará, que está ricamente representado pelos povos e cultura do nosso litoral”, pontua a diretora Regional do Senac Ceará, Débora Sombra.
Dentro do conjunto de atividade do DiCumê, o Povos do Mar realiza, em parceria com o Senac, a 2ª edição do Caminhos da Mesa com a chef Van Régia (Culinária da Van), que desenvolve com os Mestres das cozinhas tradicionais do Ceará participantes do Encontro, reflexões sobre Cultura Alimentar e dialoga sobre aproveitamento integral dos alimentos, a partir de experiências sensoriais dos sabores, cores e aromas cearenses.
A consultora de Gastronomia do Senac Ceará, Vanessa Santos, explica que o Senac está integrado no Povos do Mar através das 69 oficinas de práticas alimentares, seja com oficinas exclusivas da Instituição, como também por meio das demais atividades do eixo Sabores, Saberes e Saúde, juntamente com as Mestras das comunidades. “Estamos participando de todas as práticas alimentares que o Povos do Mar está ofertando, estamos aprendendo e acompanhando. Ou seja, nossa participação é aquilo que o evento proporciona, uma verdadeira troca de saberes, valorizando esse conhecimento juntamente com instrutores e alunos”, destacou.
Vestimentas Tradicionais
Na quinta-feira, 22, a partir das 11h30, acontece a Mostra de Vestimentas Tradicionais, momento em que serão exibidos os trabalhos de rendeiras e artesãs que estão expondo suas criações no Povos do Mar. Segundo Ariane Morais, instrutora de Moda do Senac Ceará, são trabalhos como renda, miçangas e palhas.
“Quem vai desfilar essas peças são os grupos de tradição. Ano passado tivemos indígenas, quilombolas, além dos jovens das comunidades litorâneas que participam do Povos do Mar”, explicou.
O Povos do Mar reúne comunidades tradicionais de 25 municípios, imersos em uma grande troca de vivências, práticas, sabores e saberes. O projeto valoriza ainda as rendeiras, mestres da cultura, pescadores, artesãos e marisqueiras. O evento é gratuito e aberto ao público.
Serviço
13º Encontro Povos do Mar
19, 20 e 21/06 | das 8h às 22h
22/06 | das 8h às 11h30
Clique aqui e confira a programação
Foto: divulgação