Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PUBLICOA EVENTOS] Sindiônibus é vencedor no Prêmio CNT de Jornalismo

Compartilhe Essa notícia

A entidade é vencedora na categoria de Comunicação Setorial, grande novidade desta edição de um dos prêmios mais tradicionais no jornalismo nacional

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) é vencedor na 30ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo, um evento organizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). O Podcast “De Ponto a Ponto” competiu na categoria de Comunicação Setorial, que se concentra especialmente em entidades representativas do setor de transporte em todo o país, sendo uma novidade nesta edição do prêmio.

Lançado em julho de 2023, o material vencedor explora as relações entre as pessoas e o transporte coletivo de uma cidade, bem como o impacto do transporte nas narrativas pessoais da população. Estruturado em cinco episódios, o programa se debruça em diferentes histórias, entre elas a de indivíduos nascidos dentro de transporte coletivos, de famílias cujas tradições se entrelaçam com gerações de motoristas, de entusiastas apaixonados pelos ônibus, conhecidos como “busólogos”, e de motoristas que se destacam ao desempenhar o crucial papel de garantir o deslocamento diário de inúmeras pessoas.

O intuito do material é proporcionar uma abordagem humanizada e próxima da significativa contribuição dos motoristas, bem como das conexões que podem nascer e crescer em um ambiente de transporte coletivo. A etapa final contou com 35 finalistas, sendo 5 na categoria Comunicação Setorial. Entre os aspectos avaliados estavam a relevância para o setor de transporte, influência na vida dos passageiros e na sociedade, qualidade editorial, inovação e atualidade dos temas abordados.

“Registro meu reconhecimento à oportuna iniciativa da CNT e meu orgulho pelo destaque dado ao trabalho da equipe de comunicação do Sindiônibus, que usa a criatividade e o comprometimento para avançar lindamente, superando todas as restrições, inclusive orçamentárias. Nosso podcast é um trabalho primoroso, inovador e muito tocante que recomendo a todos conhecer!” destaca Dimas Barreira, presidente do Sindiônibus.

O Podcast De Ponto a Ponto está disponível na plataforma de streaming Spotify (https://spotify.link/En8ohB5YFDb).

Jurados da premiação

Fazem parte do corpo de jurados este ano:  Alex Capella, jornalista do Senado Federal; Luiz Megale, jornalista e apresentador da Band; Marina Amaral, diretora da Agência Pública; Milton Jung, âncora da CBN; e Marcus Quintella, diretor da FGV Transportes.

Conheça a equipe:

Jornalista responsável: Gabriela Moraes

Produção: Marília Florêncio 

Design: Nathália Albuquerque

Edição: Alberto Fernandes

Foto: divulgação

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.