Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PUBLICOA EVENTOS] Solange Almeida e Criolo se apresentam no Aterrinho da Praia de Iracema; confira a programação desta segunda (12)

Compartilhe Essa notícia

Dando continuidade aos festejos carnavalescos, a programação segue diversificada, atendendo a todos os públicos  nesta segunda-feira (12/02). A celebração inicia às 9h no Passeio Público e atravessa toda cidade indo até a noite, com shows no Aterrinho da Praia de Iracema. A programação está sujeita a alterações.

As apresentações no Aterrinho começam 17h30 com DJ Silas e, logo em seguida, o grupo cearense Transacionais sobe ao palco cantando clássicos do carnaval para os foliões. Uma das atrações principais, a baiana Solange Almeida retorna a Fortaleza para mais um show especial na Praia de Iracema. Considerada um dos maiores nomes do forró, a artista despontou ao integrar Aviões do Forró, em 2002. Agora, seguindo carreira solo, a cantora relembrará os clássicos da carreira junto ao público.

Para encerrar a noite com chave de ouro, o paulistano Criolo subirá ao palco representando a cena do rap nacional com a turnê do seu álbum “Sobre Viver”. O show também contará com faixas famosas do rapper como “Não Existe Amor em SP” e “Convoque seu Buda”.

Programação dos polos

Para quem deseja pular carnaval com a criançada, a festa inicia às 9h, no Passeio Público, com Charanga Tio Marcão Lindão e Banda Pacote de Biscoito. Caso a molecada queira continuar com a agitação, no Parque Rachel de Queiroz, a Banda Dragaxé Raiz do Poço, irá levantar os pequenos foliões às 17h. A festa no polo se estenderá até a noite com apresentações de Shirlene Aguiar e o grupo Essas Mulheres.

No Benfica, a animação começa às 12h30 e fica à cargo do grupo Duas Doses de Música, seguido pelo coletivo Como Raul Já Dizia. Logo após, a cantora Lorena Lyse e Banda se apresentam e dão espaço para o tradicional grupo cearense, Luxo da Aldeia, com repertório homenageando compositores cearenses como Fausto Nilo, Ednardo e Belchior, entre outros. E, para finalizar, Pingo de Fortaleza.

No Mercado dos Pinhões, tem shos a partir das 16h com Alan Morais e Banda, seguido do Grupo Samba do Zé, Negro Nill e Banda e Jean Dumont e Banda. Já no Mercado da Aerolândia, a festa inicia às 17h com Gilson Duty e Banda e segue com shows de Diego Facó e Rose Martins e Banda.

Na Domingos Olímpio, os cortejos têm início às 16h, com o desfile dos blocos: Bloco do Zé Almir, Cordão Princesa no Frevo, Cordão As Bruxas, Bloco Unidos da Vila, Bloco Doido é Tu, Cordão Na Pegada do Frevo, Bloco A Turma do Mamão, Cordão Vampiros da Princesa, Bloco Amigos do Zé, Bloco Garotos do Benfica, Bloco Prova de Fogo, Bloco Império da Vila e Bloco Balakubaku Folia.

Na Mocinha, o clássico bloco Num Ispaia Senão Ienche convida o grupo DTF Elétrico para animar a noite carnavalesca.

Homenagem

Este ano, o Ciclo Carnavalesco homenageia o compositor, arquiteto e poeta brasileiro Fausto Nilo. Ao lado de nomes como Ivan Lins, Tom Jobim e Vinícius de Moraes, é um dos autores brasileiros com maior número de composições – cerca de 500 músicas. Em sua parceria com o baiano Moraes Moreira, criou alguns dos maiores hinos do Carnaval, como “Chão da Praça”, “Bloco do Prazer” e “Eu Também Quero Beijar”.

Ao longo dos seus 50 anos de carreira, suas músicas foram registradas por artistas como Maria Bethânia, Fagner, Gal Costa, Elba Ramalho, Ednardo, Pepeu Gomes, Ney Matogrosso, Chico Buarque, Lulu Santos, Geraldo Azevedo, Caetano Veloso, Zé Ramalho e Cidade Negra, entre outros. Uma trajetória que o coloca como um dos grandes nomes da música brasileira.

Como arquiteto, concebeu o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura de Fortaleza, com o também arquiteto cearense Delberg Ponce de Leon.

Programação de Carnaval 2024 de segunda-feira (12/02) (sujeito a alterações)

– Praça João Gentil (Benfica)
12h30 – Duas Doses de Música
14h – Como Raul Já Dizia
15h30 – Lorena Lyse e Banda
17h – Luxo da Aldeia
18h30 – Pingo de Fortaleza
Intervalos: DJ Kinas

– Domingos Olímpio
16h35 – Blocos e Cordões
(Bloco do Zé Almir, Cordão Princesa no Frevo, Cordão As Bruxas, Bloco Unidos da Vila, Bloco Doido é Tu, Cordão Na Pegada do Frevo, Bloco A Turma do Mamão, Cordão Vampiros da Princesa, Bloco Amigos do Zé, Bloco Garotos do Benfica, Bloco Prova de Fogo, Bloco Império da Vila e Bloco Balakubaku Folia)
Dispersão: Bloco Bonde Batuque

– Mercado da Aerolândia
17h – Gilson Duty e Banda
18h30 – Diego Facó
20h – Rose Martins e Banda

– Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas)
16h – Alan Morais e Banda
17h30 – Grupo Samba do Zé
19h – Negro Nill e Banda
20h30 – Jean Dumont e Banda
Intervalos: DJ Ada Porã

– Mocinha (Rua Padre Climério com Rua João Cordeiro)
18h – Num Ispaia Senão Ienche convida Grupo DTF Elétrico

– Passeio Público (programação infantil)
9h – Charanga Tio Marcão Lindão e Banda
10h40 – Banda Pacote de Biscoito

– Aterrinho da Praia de Iracema
17h30 – DJ Silas
18h30 – Os Transacionais
20h – Solange Almeida
22h – Criolo

-Parque Rachel de Queiroz
17h – Banda Dragaxé Raiz do Poço (infantil)
18h – Shirlene Aguiar
20h10 – Essas Mulheres

Foto: divulgação

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.