[PÚBLICOA GOURMET] Clube dos Chefs ensina receitas para comemorar o Dia da Lasanha

Compartilhe Essa notícia

Presente à mesa nas mais distintas ocasiões, a lasanha é um prato capaz de agradar aos mais diversos paladares. A versátil combinação de massa, molhos e recheios ganhou variações desde o seu surgimento, durante o Império Romano, e tornou-se tão querida que tem um dia só seu: em 29 de julho, comemora-se o Dia da Lasanha.

A receita pode ser feita com mais de um molho e diferentes recheios, desde a clássica bolonhesa a versões mais leves, nas quais a massa é substituída por fatias finas de berinjela ou abobrinha. Para ajudar a comemorar a data com muito sabor, Betânia selecionou duas receitas, desenvolvidas pelos chefs Felipe Lustosa e César Santos para o Clube dos Chefs, para fazer em casa.

Lasanha de Carne de Sol – Chef Felipe Lustosa

Vídeo com o passo a passo no YouTube da Betânia

Tempo de preparo: 1h

Rendimento: 8 porções

Dificuldade: média

Ingredientes:

1kg de carne de sol

1 cebola roxa

2 folhas de louro

250g de massa para lasanha pré-pronta

200g de muçarela

350g de queijo coalho ralado

100g de manteiga Betânia

1 cebola roxa grande em pétalas

Ingredientes para o molho de natas:

1 litro de leite Betânia

50g de farinha de trigo

100g de manteiga Betânia

250g de nata

200g de requeijão Betânia

200g de creme de leite Betânia

1 cebola branca

2 dentes de alho

1 folha de louro

Modo de preparo:

Coloque a carne de sol cortada em cubos grandes e lavados em uma panela de pressão com água até cobrir, junte a cebola partida ao meio e as 2 folhas de louro. Cozinhe por 40 minutos com a panela de pressão fechada e em seguida escorra a água e desfie a carne. Em uma frigideira, refogue a cebola em pétalas até dourar bem na manteiga e em seguida coloque a carne de sol desfiada e refogue mais um pouco.

Para fazer o molho branco, corte a cebola e o alho em cubos pequenos e refogue na manteiga, em seguida coloque a farinha, até cozinhar. Depois acrescente o leite, o louro e mexa até engrossar, acrescente a nata, o requeijão e o creme de leite, ajuste o sal e finalize.

Para a montagem, coloque uma camada do molho de natas, em seguida uma camada de massa, depois uma de molho, depois uma de carne de sol, depois massa, molho e muçarela. Vá intercalando até concluir todos os ingredientes e finalize com queijo coalho ralado e asse a 180 graus até dourar o queijo no mínimo por 10 minutos.

Lasanha de Frango – Chef César Santos

Vídeo com o passo a passo no YouTube da Betânia

Tempo de preparo: 1h30

Rendimento: 6 porções

Dificuldade: média

Ingredientes​:

1 pacote de massa para lasanha ​

300g queijo muçarela​

50g de queijo parmesão ​

400g de frango desfiado ​

600g de molho de tomate ​

300g presunto ​

Para o molho branco:​

3 colheres de sopa de manteiga Betânia ​

600ml de leite Betânia ​

1 caixa de creme de leite Betânia ​

1 copo de requeijão Betânia​

100g de queijo parmesão ​

2 colheres de sopa de farinha de trigo ​

1 cebola picada​

4 dentes de alho picado ​

Sal a gosto ​

Noz-moscada​

Modo de preparo:

Coloque o leite em uma panela, leve ao fogo e deixe esquentar. Em outra panela coloque o molho de tomate e o frango desfiado, mexa bem e deixe cozinhar. Leve outra panela ao fogo e acrescente a manteiga, deixando derreter. Em seguida, coloque a cebola e o alho para dourar um pouco. Junte a farinha de trigo e mexa tudo muito bem. Vá acrescentando o leite aos poucos e sempre mexendo. Ao terminar de colocar o leite, acrescente o creme de leite, o requeijão, o queijo parmesão e prove o sal. Tempere com noz-moscada a gosto, deixe cozinhar um pouco e vá mexendo para não queimar no fundo.

Retire do fogo e comece a arrumar a lasanha em uma travessa colocando o molho, a massa, o queijo, o presunto, o frango desfiado e assim sucessivamente. Depois, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 15 minutos. Tire a travessa do forno, remova o papel alumínio, jogue o queijo parmesão por cima e volte para o forno até gratinar.

Foto: divulgação

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.