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[PUBLICOA GOURMET] Minalba Brasil passa a ter 100% de seu portfólio de latas de água mineral com descrição em Braille na tampa

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A partir deste mês, a Minalba Brasil – empresa de bebidas do Grupo Edson Queiroz (GEQ) – passa a contar com escrito em Braille na tampa de 100% de seu portfólio de águas minerais em lata. Todas as embalagens de alumínio das marcas Minalba e Indaiá, incluindo a edição especial de Minalba lata lançada em parceria com a Gerando Falcões, cujos valores de venda serão revertidos para a ONG, contarão com a novidade. A iniciativa vem fortalecer ainda mais a estratégia ESG da companhia e visa promover acessibilidade, inclusão e proporcionar uma melhor experiência de consumo para as pessoas com deficiência visual.

A empresa foi pioneira no lançamento de uma lata de água mineral com Braille na tampa no Brasil, com a marca Minalba, em 2023. A iniciativa foi desenvolvida ao longo de meses com o suporte da Ball Corporation, líder mundial de embalagens sustentáveis de alumínio e pioneira na solução de água em lata no Brasil, que contou com a consultoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos, para trazer um olhar inclusivo para o mercado de alimentos e bebidas. Em 2024, a Minalba Brasil ampliou essa presença com as marcas Indaiá, que ganhou nova versão em lata em janeiro, e com a edição especial lançada em parceria com a Gerando Falcões, parte do projeto #FalaNaLata.

A empresa também foi a primeira empresa a trazer para o País a água mineral em lata de alumínio. Infinitamente reciclável, a embalagem é mais sustentável e ainda ajuda a impulsionar a cadeia de coleta seletiva. Além disso, traz benefícios como facilitar que a água atinja a temperatura ideal mais rápido, proteger a bebida dos raios UV, facilitar a logística e não quebrar. “Para nós é um orgulho atingir o marco de 100% de nosso portfólio de água mineral em lata com escritos em Braille em tão pouco tempo. Este é um passo muito importante para avançarmos em nossa missão de promover inovação com foco em sustentabilidade e inclusão, promovendo uma experiência de consumo cada vez melhor.”, afirma Aélio Silveira, CEO de Minalba Brasil.

Jornada ESG

A ação faz parte da iniciativa #LataPraTodosVerem de Minalba Brasil, que visa promover acessibilidade no mercado de bebidas. Hoje, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, segundo dados do Censo do IBGE de 2010. O propósito é oferecer maior independência na experiência de compra e consumo adequando às necessidades desse público. A empresa tem desempenhado um papel significativo na abordagem ESG. Além de ser pioneira em oferecer água mineral em lata de alumínio, uma embalagem infinitamente reciclável e que gera renda para milhares de catadores do país, em agosto de 2023, a marca uniu forças com a Gerando Falcões e lançou o #FalaNaLata, projeto que busca dar voz aos artistas da periferia, utilizando a latinha de Minalba como plataforma para sua arte

Sobre Minalba Brasil

Minalba Brasil é a divisão de bebidas do GEQ, um dos maiores conglomerados empresariais do País, que se faz presente nos mais diversos momentos da vida dos brasileiros por meio de um portfólio diversificado de marcas e produtos de segmentos variados, ideal para todas as ocasiões de consumo. A empresa é líder de água mineral no Brasil e detentora das marcas Indaiá, Minalba, São Lourenço, Petrópolis, Natural do Horizonte, Refri, Citrus e do energético Night Power. Possui ainda o licenciamento das marcas Grapette e Nestlé Pureza Vital, bem como a concessão para a distribuição das marcas globais premium Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna, e para a produção e distribuição do Minotauro Energy Drink.

Sobre o Grupo Edson Queiroz

Desde 1951, o Grupo Edson Queiroz se faz presente nos mais diversos momentos da vida dos brasileiros por meio de um portfólio diversificado de marcas e produtos de segmentos variados. Ao longo da história, o Grupo consolidou uma cultura de pioneirismo e desenvolvimento de grandes negócios, empregando diretamente mais de 9 mil colaboradores e guiando sempre suas decisões nos princípios éticos que baseiam todas as suas relações. Entre as áreas de atuação e marcas, estão: Energia, com armazenamento, envase e distribuição de GLP com a Nacional Gás; Eletrodomésticos, com a Esmaltec; Alimentos e Bebidas, com a Minalba Brasil; e Comunicação, com o Sistema Verdes Mares.

Foto: divulgação

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Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.