[PUBLICOA INTERNACIONAL] EUA aprova comercialização da primeira carne produzida em laboratório

Compartilhe Essa notícia

Pela primeira vez, os reguladores dos EUA aprovaram na quarta-feira a venda de frango feito de células animais, permitindo que duas empresas da Califórnia ofereçam carne “cultivada em laboratório” para as mesas dos restaurantes do país e, eventualmente, para as prateleiras dos supermercados.

O Departamento de Agricultura deu luz verde à Upside Foods e à Good Meat, empresas que estavam competindo para serem as primeiras nos Estados Unidos a vender carne que não viesse de animais abatidos – o que agora está sendo chamado de “cultivado em células” ou carne “cultivada” que sai do laboratório e chega aos pratos.

O movimento lança uma nova era de produção de carne destinada a eliminar danos aos animais e reduzir drasticamente os impactos ambientais do pastoreio, cultivo de ração para animais e resíduos animais.

“Em vez de toda aquela terra e toda aquela água que é usada para alimentar todos esses animais que são abatidos, podemos fazer isso de uma maneira diferente”, disse Josh Tetrick, cofundador e executivo-chefe da Eat Just, que opera Boa Carne.

As empresas receberam aprovações para inspeções federais necessárias para vender carne e aves nos EUA. A ação ocorreu meses depois que a Food and Drug Administration dos EUA considerou que os produtos de ambas as empresas são seguros para consumo. Uma empresa de manufatura chamada Joinn Biologics, que trabalha com a Good Meat, também foi autorizada a fabricar os produtos.

Fonte: AP News – Foto: istockphoto

 

Foto de Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.