A Câmara Municipal de Fortaleza inaugurou nesta quinta-feira, 27, um espaço dedicado à celebração da história política do Poder Legislativo Municipal, cuja trajetória se confunde com a própria formação da cidade de Fortaleza. Com recursos imersivos e interativos, o Memorial Câmara foi pensado para apresentar aos cidadãos da Capital os marcos históricos que culminaram na conformação política atual da Casa do Povo, reforçando conceitos-chave para o funcionamento da instituição na contemporaneidade, tais como Democracia, Participação e Cidadania.
O presidente da Câmara, Gardel Rolim (PDT), em entrevista ao vivo do espaço, falou sobre a emoção de vivenciar esse momento no Legislativo e como a iniciativa retrata a missão do Parlamento no diálogo constante com a população. “Eu tenho a honra de hoje presidir o Parlamento Municipal, que tem uma história muito importante ao longo da história da nossa cidade. E esse é um dia de muita emoção e de alegria. Nós estamos aqui entregando mais um espaço para receber o cidadão”.
“Nossa missão institucional é melhorar a vida das pessoas. A Câmara Municipal de Fortaleza tem uma importância muito grande na história da nossa cidade, que está sendo contada agora aqui, neste corredor. Quero parabenizar todos os profissionais envolvidos nesse projeto, que trabalharam junto e pensaram esse espaço”, ressaltou.
A coordenadora de Comunicação da Casa, Renata Sampaio, entende o Memorial como um marco na história do Legislativo Municipal e diz que o equipamento é mais uma ação do Parlamento para aproximar os cidadãos do trabalho legislativo. “É um espaço que reúne diversas linguagens e recursos para integrar os cidadãos à história politica da Câmara, que se conecta com a formação sociopolitica da própria cidade de Fortaleza. Queremos que os visitantes conheçam a nossa trajetória e compreenda os conceitos básicos que orientam o nosso funcionamento, como a democracia, a participação e a representação”.
O espaço conta com um documentário seriado em sete ilhas nas quais o visitantes têm acesso a conteúdo informativo e educativo que propõe reflexão sobre a formação histórica da cidade, associada à criação e ao desenvolvimento do parlamento na Capital.
Com vídeos de aproximadamente um minuto de duração, as ilhas recontam as raízes de Fortaleza desde o Brasil Colônia até a Proclamação da República, utilizando os mais modernos recursos audiovisuais para transportar o visitante para a narrativa histórica. Nela, os fortalezenses podem compreender mais sobre a participação da Câmara Municipal nos principais marcos históricos brasileiros e como os processos sociopolíticos do País impactaram o funcionamento do Parlamento.
Os visitantes também são convidados a refletir sobre o processo formativo da democracia brasileira, bem como a influência de conceitos como cidadania e participação na política representativa que se desenvolve na Câmara Municipal.
O Memorial também oferece diversos recursos educativos que auxiliam os cidadãos a compreenderem o funcionamento político-administrativo da Câmara Municipal, traduzindo os termos comuns à atividade legislativa e facilitando a compreensão sobre a tramitação de projetos de lei. Além disso, os visitantes podem conhecer ainda a estrutura administrativa da Casa, entendendo a função política dos vereadores e de seus mandatos, bem como o papel normativo de órgãos legislativos e administrativos da Câmara Municipal.
Aproximação
O Memorial da Câmara Municipal de Fortaleza é mais um passo da Casa para aproximar os cidadãos do funcionamento legislativo, proporcionando aos visitantes um momento de reflexão sobre a função política do parlamento e sua associação com a plena cidadania. Além dos visitantes da sede do Legislativo, espaço foi pensado ainda para receber estudantes, pesquisadores e outros grupos interessados na história política de Fortaleza e na formação e desenvolvimento do seu parlamento.
Fonte: CMFor por Adriana Albuquerque – Foto: JL Rosa