Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PUBLICOA SAÚDE] Dançar melhora o peso, a pressão arterial e a saúde mental, segundo novo estudo; acesse aqui e saiba mais

Compartilhe Essa notícia

Dançar produz melhorias significativas na massa corporal e na circunferência da cintura em pessoas com sobrepeso ou obesas, descobriu um novo estudo.

A dança também melhora a pressão arterial, a sensibilidade à insulina, a aptidão física, os distúrbios cognitivos, a hipertensão, as doenças cardiovasculares, o diabetes e a saúde mental – em outras palavras, todas as causas profundas das doenças não transmissíveis que matam a maioria das pessoas no Ocidente.

Os pesquisadores acreditavam que a dança seria uma forma de exercício mais ideal porque é sustentável – é uma forma sociável e divertida de se exercitar que os participantes irão gostar, em vez de um trabalho penoso que eles terão que enfrentar.

“A dança é eficaz na perda de gordura em pessoas com sobrepeso e obesidade e melhora significativamente a composição e morfologia corporal”, disse Zhang Yaya, Ph.D. estudante da Universidade de Hunan, China. “Como forma de atividade física que integra exercício, entretenimento e sociabilidade, a dança possui vantagens inatas na promoção da motivação para o exercício.”

Para obter os resultados, publicados na revista PLoS ONE, a equipe estudou dados de 646 participantes com sobrepeso e obesidade em dez estudos diferentes.

Eles descobriram que a dança é muito eficaz para melhorar a composição corporal e mostraram que tipos de dança mais criativos tiveram a melhoria mais pronunciada na composição corporal quando comparada com a dança tradicional.

Melhorias também foram encontradas em crianças com sobrepeso e pacientes com doença de Parkinson.

Embora uma perda de gordura semelhante tenha sido observada em exercícios aeróbicos, treinamento de resistência e treinamento intervalado de alta intensidade, a dança teve a vantagem adicional de reduzir o percentual de gordura devido à amplitude de movimentos de todo o corpo que também são menos fatigantes, escreveram os autores.

O melhor de tudo é que é muito mais fácil de manter do que outras formas de exercício.

A equipe observa que são necessárias mais pesquisas sobre o assunto, mas podem concluir com segurança que a dança é supereficaz para perda de peso.

Fonte: GNN – Foto: istockphoto

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.