Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PUBLICOA SAÚDE] Fortaleza inicia campanha de vacinação contra dengue; confira os locais e saiba mais

Compartilhe Essa notícia

A partir desta segunda-feira (13/05), fortalezenses com idade entre 10 e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) poderão receber a vacina contra a dengue. O imunizante estará disponível em 18 postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30; e aos fins de semana e feriados, em dois postos de saúde, das 8h às 16h30, conforme programação divulgada no portal de notícias da Prefeitura.

Confira aqui os locais Vacina_Dengue_2.pdf (fortaleza.ce.gov.br)

Para o início da campanha, foram destinadas a Fortaleza cerca de 38 mil doses do imunizante, referente à primeira dose. Aproximadamente 154 mil crianças fazem parte do público-alvo na Capital.

A vacina visa garantir proteção contra o vírus da dengue, sendo segura e eficaz para combater os quatro sorotipos virais da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).

Esquema vacinal

O esquema vacinal da dengue é composto por duas doses (D1 e D2), com intervalo de três meses entre elas. Crianças infectadas com a dengue devem aguardar seis meses, após a recuperação, para iniciar o esquema vacinal. Caso a criança contraia a doença após a D1, o intervalo de três meses para a D2 não é alterado, porém, a D2 não deve ocorrer em um período inferior a 30 dias do início da doença.

Contraindicações

* Hipersensibilidade à substância ativa
* Pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo terapias imunossupressoras como quimioterapia ou altas doses de corticosteroides sistêmicos dentro de quatro semanas anteriores à vacinação.
* Pessoas com infecção por HIV sintomática ou infecção por HIV assintomática quando acompanhada por evidência de função imunológica comprometida;
* Grávidas ou lactantes

Documentos necessários

Para a vacinação, é necessário apresentar documento original da criança/do adolescente, como RG ou certidão de nascimento, como também um documento original do responsável.

Foto: istockphoto

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.