Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PUBLICOA SAÚDE] Novembro Azul alerta sobre cuidados com a saúde masculina; saiba mais

Compartilhe Essa notícia

Estamos no Novembro Azul: mês dedicado a alertar os homens sobre a importância de cuidar da saúde, realizar exames preventivos e também sobre o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de próstata.

O alerta também vale para mulheres transexuais e todas as pessoas que possuem a próstata, independentemente, do gênero.

Pelas redes sociais, uma campanha da ANTRA, Associação Nacional de Travestis e Transexuais, busca conscientizar a população sobre este tema. Ressalta que realizar consultas médicas preventivas deve ser um hábito de rotina, e não apenas no Novembro Azul.

Keila Simpson Sousa, presidente da ANTRA, ressalta que a transfobia muitas vezes impede que travestis e mulheres trans, assim como pessoas não binárias, busquem esses cuidados.

Para o médico Ubirajara Barroso Júnior, diretor da Escola Superior de Urologia, é importante que, cada vez mais, os profissionais da Saúde ofereçam serviços que incluam a avaliação da próstata. Destaca também a necessidade de orientar mulheres trans sobre o monitoramento da saúde.

O especialista explica que a maioria das mulheres transgêneros tem próstata, pois não é recomendado retirá-la na transição de gênero.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, pesa cerca de 20 gramas, é parecida com uma castanha, e está localizada abaixo da bexiga. O seu tamanho varia com a idade.

Fonte: Agência Brasil por Solimar Luz – Edição: Leila Santos / Alessandra Esteves – Foto: istockphoto

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.