Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PUBLICOA SAÚDE] O 2º melhor alimento do mundo: conheça o potencial nutricional do ovo; acesse aqui e saiba mais

Compartilhe Essa notícia

Reconhecido como o segundo alimento mais completo do mundo, perdendo apenas para o leite materno em termos nutricionais, o ovo é uma das principais fontes de proteínas, vitaminas e minerais para humanos ao redor do globo.

Uma potência nutricional

Entre os alimentos mais nutritivos do planeta, um ovo grande fornece 13 vitaminas e minerais essenciais e 6g de proteína de alta qualidade.

Os ovos contêm todos os nove aminoácidos essenciais, tornando-os uma proteína ‘completa’. Além disso, a proporção e o padrão em que esses aminoácidos são encontrados os torna o combinação perfeita para as necessidades do corpo.

Muitos dos nutrientes encontrados nos ovos são comumente subconsumido ainda são necessários como parte de uma dieta saudável para ajudá-lo a ter o melhor desempenho e evitar sérios problemas de saúde.

Beneficiando seu cérebro

Os ovos são uma das melhores fontes alimentares de colina, um nutriente pouco conhecido com um papel importante a desempenhar no apoio desenvolvimento e função cerebral.

Mais especificamente, a colina ajuda a produzir moléculas de sinalização no cérebro, o que é essencial para crescimento cognitivo e memória.

Embora a colina seja necessária para todos em todas as fases da vida, é especialmente valiosa em apoiar o desenvolvimento cognitivo durante a gravidez e amamentação. Também pode ajudar reduzir cognitivo declínio em idosos.

Lembrar! Apenas um ovo grande cumpre 25% de suas necessidades diárias de colina, trazendo-lhe benefícios cerebrais incríveis em um embalagem saborosa e versátil.

Nutrindo seu corpo

Bom para o corpo e também para o cérebro! Os ovos são um poderosa fonte de nutrientes essenciais que suportam muitos aspectos diferentes da saúde corporal.

A proteína é essencial para a força e reparação de músculo e tecido, e não só os ovos são embalados com ele, mas a proteína que eles contêm é alta qualidade, o que significa que é facilmente digerível com a composição certa de todos os nove aminoácidos essenciais. Isso é o que realmente distingue os ovos de outras fontes de proteína!

Atender às suas necessidades diárias de proteína é importante para combater infecções, crescer cabelos e unhas fortes, otimizar a saúde dos ossos e construir músculos – além disso, pode suportar com controle de peso.

Os ovos também são comida amiga dos olhos, com suas gemas contendo poderosos antioxidantes, luteína e zeaxantina. Estudos mostram que a ingestão regular desses nutrientes pode reduzir o risco de catarata e degeneração macular. Em um estudo controlado, comer apenas 1.3 gema de ovo por dia durante 4.5 semanas aumentou os níveis sanguíneos de luteína em 28-50% e zeaxantina em 114-142%.

Além disso, vitamina A, vitamina E e selênio também são encontrados em ovos, apoiando a saúde dos olhos à medida que envelhece. De fato, a deficiência de vitamina A é a principal causa de cegueira no mundo.

Falando sobre seu Relatório de Nutrição da ONU lançado em junho de 2021, Lora Iannotti, diretora do Laboratório de Nutrição E3 da Universidade de Washington em St. Louis, disse que uma criança precisaria consumir pelo menos 12 vezes mais de uma alternativa à base de plantas, como cenouras, para ganhar a quantidade de vitamina A disponível em uma pequena porção de ovos. Assim como a visão, a vitamina A nos ovos ajuda a manter pele saudável e um sistema imunológico forte.

A gema do ovo também é um dos poucas fontes naturais de vitamina D. Às vezes chamada de ‘vitamina do sol’, a vitamina D desempenha um papel essencial em manter nosso corpo saudável, especialmente nossa ossos e sistema imunológico.

Existem muitos outros nutrientes nos ovos que trazem uma infinidade de benefícios, incluindo ferro, que transporta oxigênio para as células e ajuda a prevenir a anemia; e vitamina B12 e iodo, que apoiam a função cerebral saudável e o crescimento e desenvolvimento infantil.

Fonte: International Egg – Foto: istockphoto

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.