Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PUBLICOA SAÚDE] Óculos tridimensionais são usados para recuperação de pacientes; acesse aqui e saiba mais

Compartilhe Essa notícia

A recuperação de pacientes internados no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC)  do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, vinculado à EBSER, tem sido potencializada através do uso de óculos tridimensionais. Por eles, é possível visualizar imagens virtuais e interativas.

Terezinha de Jesus, terapeuta ocupacional do hospital, explica em quais situações o instrumento é recomendado:

[É recomendado para] para diminuir a dor, percepção de dispneia, crises de ansiedade e depressão, amenizando essa questão durante o período de internação, principalmente quando este é prolongado. O ambiente hospitalar torna-se estressante para o paciente quando ele sai de seu cotidiano para uma internação que muitas vezes é muito prolongada

O HUWC dispõe desses óculos desde 2020, durante a pandemia de Covid-19, utilizando-os nas unidades de terapia intensiva clínica e cirúrgica, e nas enfermarias de transplantes. Atualmente, estão disponíveis dois. No caso das pessoas na UTI que passam longos períodos sedadas, a conduta exige que, antes da utilização dos óculos, haja uma avaliação terapêutica ocupacional e estimulação cognitiva. Após cada uso, os óculos são higienizados.

O uso dos óculos já foi tema de pesquisa publicada em 2022 por uma revista científica suíça que analisou os benefícios da realidade virtual na recuperação de pacientes internados.

O estudo contou com a participação de Terezinha e mais 15 profissionais vinculados a instituições de saúde de Sergipe, Pernambuco, Ceará, Paraná, Itália, Canadá, Inglaterra e Estados Unidos. Síria Mapurunga para a Rádio Universitária FM.

Fonte: Agência Brasil por Síria Mapurunga – Edição: L Pedrosa – Foto: Raw Pizel/freepik

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.