Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PUBLICOA SAÚDE] Pesquisa do Instituto Vencer o Câncer revela impacto emocional e financeiro de pacientes oncológicos diante do diagnóstico e tratamento da doença

Compartilhe Essa notícia

Cerca de 77% das pessoas diagnosticadas com câncer têm impacto financeiro real 

A companhia e suporte da família são fatores importantes para quem passa pelo tratamento do câncer. Mas, além do apoio emocional, um ponto importante considerado pelos pacientes é o impacto financeiro que o diagnóstico traz. A doença gera mais despesas e a renda mensal familiar pode não ser suficiente para chegar ao fim do mês.

A pesquisa “Oportunidade de suporte aos pacientes oncológicos”, realizada a pedido do Instituto Vencer o Câncer pela IQVIA, líder global de análises avançadas de informação, tecnologia e expertise para impulsionar a área da saúde, ouviu 82 pacientes, 922 familiares e amigos de pacientes e 1023 pessoas da população em geral, em todas as regiões do país, para saber mais da percepção sobre o tema.

77% dos pacientes relataram o grande impacto do diagnóstico nas despesas mensais da família. Mais da metade parou de trabalhar por pelo menos um período. Apesar disso, mais de 50% afirmaram que mantiveram uma boa autoestima. 

Por outro lado, grande parte dos familiares/ amigos respondentes alegam que seus parentes pararam de trabalhar durante todo o tratamento do câncer ou já não estavam trabalhando antes da doença.

Entre os familiares/ amigos entrevistados, existe uma percepção de que o diagnóstico do câncer trouxe muito mais despesas à família (91% dos entrevistados apontam esta consequência), inviabilizando poupar uma parte da renda ao fim do mês. Adicionalmente, acreditam que o momento logo após a descoberta do câncer é o período em que mais se precisa de amparo. A aceitação da doença pelo paciente é considerada o principal desafio.

O aspecto psicológico da doença também se refletiu nas respostas da população geral. Entre aqueles que gostariam de perguntar algo para alguém que está passando ou já passou pelo tratamento do câncer, questionamentos relacionados ao impacto emocional, tratamento, sintomas e efeitos colaterais e como se manter motivado foram os de maior relevância.

Além de todo impacto que o câncer causa na saúde dos pacientes, esta pesquisa mostra o quanto os aspectos socioeconômicos, inclusive na visão da população em geral, impactam a vida de quem tem câncer e de sua família.

“Percebemos que, mesmo para os pacientes que possuem um maior poder aquisitivo, o diagnóstico da doença traz impactos na renda familiar e na vida profissional do paciente”, ressalta a diretora do institucional do Instituto Vencer o Câncer, Ana Maria Drummond. “Precisamos falar mais sobre o suporte financeiro e, também, sobre o apoio psicológico durante o tratamento, outro fator que apareceu como relevante para o público com quem falamos”, acrescenta.

Sobre o Instituto Vencer o Câncer

O Instituto Vencer o Câncer é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivos difundir assuntos relevantes para a saúde no Brasil e no mundo; informar, apoiar e acolher pacientes e familiares diante do diagnóstico e tratamento do câncer; dividir com a população informações relacionadas a prevenção, alimentação, atividade física, direitos dos pacientes e medicina integrativa, com ênfase na busca por qualidade de vida.

Foto: divulgação

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.