Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PUBLICOA SAÚDE] Reino Unido aprova pílula para prevenir câncer de mama; saiba mais

Compartilhe Essa notícia

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) autorizou esta nova indicação para o Anastrozol, um tratamento hormonal utilizado para o cancro da mama em mulheres na pós-menopausa. 

O anastrozol já foi autorizado para utilização no tratamento do cancro da mama em mulheres pós-menopáusicas e tem sido utilizado off-label para prevenção.  

O anúncio de hoje confirma a autorização para prevenção em mulheres pós-menopáusicas com risco moderado ou elevado de desenvolver a doença.  

As evidências foram baseadas no estudo IBIS-II, um ensaio internacional, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, que mostrou que menos mulheres desenvolveram câncer de mama no grupo do anastrozol em comparação com o grupo do placebo.    

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum no Reino Unido. A maioria das mulheres diagnosticadas com câncer de mama tem mais de 50 anos, mas mulheres mais jovens também podem ter câncer de mama. Cerca de 1 em cada 7 mulheres será diagnosticada com câncer de mama durante a vida. 

O tratamento é administrado em comprimidos de 1 mg, uma vez ao dia, durante 5 anos. 

Anastrozol é um inibidor da aromatase. Isto funciona reduzindo a quantidade do hormônio estrogênio que o corpo do paciente produz, bloqueando uma enzima chamada “aromatase”. 

Os efeitos colaterais mais comuns do medicamento são afrontamentos, sensação de fraqueza, dor/rigidez nas articulações, artrite, erupção cutânea, náusea, dor de cabeça, osteoporose e depressão. 

Tal como acontece com qualquer medicamento, a MHRA manterá a segurança e eficácia do Anastrozol sob estreita análise. Qualquer pessoa que suspeite que está tendo um efeito colateral deste medicamento é incentivada a conversar com seu médico, farmacêutico ou enfermeiro e relatar diretamente ao esquema do Cartão Amarelo, seja através do site ou pesquisando nas lojas Google Play ou Apple App por MHRA Yellow. 

Fonte: GOV.UK – Foto: Getty Images/iStockphoto

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.