Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PUBLICOA SAÚDE] Um saquinho de pipoca por dia pode ajudar a evitar demência; acesse aqui e saiba mais

Compartilhe Essa notícia

Sua ida ao cinema pode ser mais saudável do que você pensa.

Uma nova pesquisa sugere que a incorporação de mais grãos integrais – como pipoca – na dieta foi associada a um menor risco de declínio cognitivo.

O estudo , publicado na revista Neurology na quarta-feira, descobriu que as pessoas que comiam mais grãos integrais eram 8,5 anos mais jovens cognitivamente do que aquelas que comiam quantidades menores.

“Com a doença de Alzheimer e a demência afetando milhões de americanos, encontrar maneiras de prevenir a doença é uma grande prioridade de saúde pública”, disse o autor do estudo, Dr. Xiaoran Liu, em um comunicado .

“É emocionante ver que as pessoas poderiam potencialmente reduzir o risco de demência aumentando a sua dieta de grãos integrais em algumas porções por dia.”

Os grãos integrais incluídos no estudo foram alguns pães e cereais, quinoa e pipoca. Uma porção de grãos integrais foi definida como 30 gramas de alimento, o que equivaleria a “uma fatia de pão, meia xícara de macarrão ou arroz cozido, 30 gramas de biscoitos ou uma xícara de cereal seco”.

Para determinar isto, os investigadores da Rush University, em Chicago, observaram 3.326 pessoas, com uma média de 75 anos de idade, que não sofriam de demência, 60% das quais eram negras.

Os pacientes, acompanhados por aproximadamente seis anos, preencheram um questionário sobre sua alimentação e foram submetidos rotineiramente a testes cognitivos e de memória a cada três anos.

Com base nas respostas ao questionário, os participantes foram categorizados em cinco grupos diferentes com base no consumo de grãos integrais, desde aqueles que comiam menos de meia porção por dia até pessoas que comiam 2,7 porções por dia.

Os pesquisadores notaram que os participantes negros eram mais propensos do que os participantes brancos a consumir mais de uma porção diária de grãos integrais, que demonstraram trazer benefícios significativos à saúde .

De acordo com a Clínica Mayo , alimentos ricos em nutrientes – como aveia, arroz integral ou, sim, pipoca – têm sido associados à redução do colesterol, dos níveis de insulina e da pressão arterial. Os adultos devem consumir três ou mais porções de grãos integrais por dia, de acordo com as Diretrizes Dietéticas para Americanos .

“Os grãos integrais são ricos em vitaminas B e E e outros antioxidantes. Eles têm muita fibra, o que tem sido associado a muitos benefícios à saúde, principalmente relacionados à saúde do cérebro”, disse Liu em comunicado .

“Portanto, vemos muitas evidências em termos de que os grãos integrais protegem na redução do risco de doenças cardíacas, e sabemos que o que é bom para o coração também pode ser bom para o cérebro.”

Mas para determinar o possível papel que os cereais integrais desempenham na cognição, os investigadores compararam as avaliações dos participantes com uma pontuação de cognição global, também conhecida como o padrão-ouro utilizado como medida para o comprometimento cognitivo.

A equipe descobriu que a pontuação cognitiva global dos participantes negros que consumiram mais grãos integrais – mais de três porções por dia – diminuiu mais lentamente do que aqueles que consumiram menos de uma porção.

A sua investigação, apoiada pela Associação de Alzheimer e pelos Institutos Nacionais de Saúde, poderá abrir caminho para mais “recomendações dietéticas personalizadas”, disse Liu, embora sejam necessários estudos adicionais para confirmar a associação entre a ingestão de cereais integrais e a cognição.

Fonte: New York Post – Foto: istockphoto

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.