Junho foi o terceiro mês seguido de liderança do Ceará na atração de turistas internacionais entre os estados do Norte e Nordeste. De acordo com dados da Fraport Brasil, empresa que administra o Aeroporto Internacional de Fortaleza, o terminal movimentou 32.006 passageiros no período, superando Bahia (26.974) e Pernambuco (26.172), que aparecem na segunda e terceira posição, respectivamente.
O resultado colaborou para o destino ultrapassar o aeroporto de Salvador (187.032) no acumulado do ano e fechar o primeiro semestre ocupando a primeira posição no ranking, tendo movimentado 191.173 passageiros. Neste cenário, o crescimento foi de 58%, o mais alto da região. Na terceira colocação aparece Recife que registrou, de janeiro a junho, 152.787 passageiros. A série de liderança do estado iniciou em abril, se repetindo nos meses subsequentes.
Na avaliação da secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, os investimentos do Governo do Ceará estão se mostrando assertivos. “Executamos uma política nacional e internacional de promoção turística, o que nos possibilita colocar o Ceará na estante do turismo internacional, figurando entre os principais destinos globais. Temos participado de eventos e feiras ao redor do mundo, mostrando ao turista, ao investidor e aos agentes e operadoras de viagens todas as belezas que se encontram em nosso destino. Um trabalho que vem se mostrando assertivo, conforme mostram os números”, celebra.
Incrementos
Desde março, o Ceará vem conquistando importantes incrementos aéreos internacionais. Com a TAP, que transporta um grande número de europeus, o estado saiu de sete para nove voos semanais. Com a companhia aérea GOL, foi aberta uma nova rota para Orlando e adicionada uma frequência extra para Miami, ambas no mês de junho. Para Paris, a Air France já anunciou mais duas frequências semanais a partir de outubro, totalizando cinco. “O Ceará tem uma política permanente de diálogo e negociação com as companhias aéreas, pois sabemos da importância desse modal para o desenvolvimento do nosso estado. Esperamos em um futuro breve poder entregar aos cearenses uma nova frequência, pois é uma missão dada pelo nosso governador Elmano de Freitas a internacionalização do turismo cearense”, frisa Yrwana.
Fonte: Ascom Setur – Texto / Tiago Stille – Casa Civil – Foto