Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

[PUBLICOA TURISMO] Destinos brasileiros oferecem excelente gastronomia, lindas praias e passeios por oásis intocáveis; acesse aqui e saiba mais

Compartilhe Essa notícia

Diversas cidades brasileiras foram premiadas recentemente como destinos turísticos de destaque por publicações internacionais. O Brasil está entre os 10 destinos mais desejados do mundo, segundo avaliações de veículos como Forbes, US News e Wanderlust, que destacam o ecoturismo, o turismo de aventura e a gastronomia como principais atrativos.

Se a ideia é fazer um turismo gastronômico, a cidade de São Paulo está entre os 25 melhores destinos do mundo, segundo o Prêmio Travellers’ Choice, promovido pelo site Tripadvisor.

Agora, se o turista quer uma experiência junto à natureza, os Lençóis Maranhenses foi eleito o segundo parque nacional mais bonito do mundo, de acordo com o site Bounce.

“As premiações e análises confirmam o quanto nosso país é diverso e promove experiências espetaculares. Para incentivar os brasileiros a conhecerem seu país, lançamos o Conheça o Brasil, que está ajudando a ampliar e diversificar a malha aérea, além de criar alternativas financeiras, como uma linha de crédito específica para viagens no país”, reforça o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Na 5ª edição da revista eletrônica Tendências do Turismo, o MTur traz, além de um panorama dos principais comportamentos do turista, de curto e longo prazo, os destinos em destaque para 2024, com base em avaliações e premiações internacionais realizadas recentemente. Aqui, vamos detalhar estes destinos.

GASTRONOMIA – Quando pensamos em bons restaurantes brasileiros lembramos logo da maior metrópole da América Latina, a cidade de São Paulo. Não que nas outras regiões do país não tenha uma boa gastronomia, mas a capital paulista reúne as principais experiências para quem gosta de comer bem. São Paulo está entre os 25 melhores destinos do mundo para a gastronomia, de acordo com o Prêmio Travellers’ Choice, do site Tripadvisor.

Chef de um dos principais restaurantes da cidade, o Maní, a gaúcha Helena Rizzo destaca o que mais atrai os turistas para a cidade. “São Paulo é, certamente, um dos principais destinos gastronômicos do país. No Maní, recebemos muitos turistas estrangeiros – e também brasileiros, de outros estados – que vêm para a cidade especialmente para visitar restaurantes. A qualidade, excelência no serviço e variedade das cozinhas encontradas na cidade motivam as visitas. Acredito que esse setor tem muito espaço para melhorar e crescer ainda mais”.

Ainda sobre São Paulo, uma publicação no site da Time Out Magazine que fala sobre as 50 melhores cidades do mundo em 2024 coloca a capital paulista entre as 20 melhores. A pesquisa leva em conta a opinião dos moradores locais em questões como viver, trabalhar e se divertir na cidade. A revista internacional destaca o cenário gastronômico de São Paulo, mas ressalta também a vida noturna da cidade e as paisagens urbanas.

ECOTURISMO – A região Nordeste do país, como já é de costume, reserva vários destaques para este ano no turismo. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um destino tendência para quem busca o contato próximo com a natureza. De acordo com o site Bounce, o local é o segundo parque nacional mais bonito do mundo, ficando atrás apenas do Kruger National Park, na África do Sul. O site analisou avaliações de turistas feitas no Instagram, no TikTok e nas pesquisas do Google.

Jhonatan de Oliveira, mais conhecido como Janjão, é guia nos Lençóis Maranhenses há mais de 16 anos. Segundo o profissional, a caminhada pelas dunas é o passeio preferido dos turistas na região. “Nós trabalhamos muito com trekking aqui. Temos uma caminhada que dura três dias, saindo de Atins. Começamos com um trajeto de uma hora e meia até a Baixa Grande, que é um oásis. Depois vamos até Queimada dos Britos, que é outro parque nacional onde as pessoas conhecem a comunidade. Em seguida, vamos até Betânia, outro vilarejo. Finalizamos em Santo Amaro, e em todos os locais tem um ponto de apoio específico para as pessoas ficarem”.

Ainda no Nordeste, a cidade de Natal está entre um dos melhores destinos de natureza em 2024, segundo a lista do Prêmio Travellers’ Choice, do site Tripadvisor. Também no mesmo levantamento, no segmento das praias mais escolhidas para visitar este ano, está a praia de Morro Alto, em Porto de Galinhas, no estado de Pernambuco. Já as cidades de Salvador e Maceió estão entre as 24 principais tendências no mundo para reservas, de acordo com o Airbnb.

FUTURISMO – Representando a região Sul, a cidade de Curitiba (PR) recebeu o prêmio de cidade mais inteligente do mundo, em 2023, e se tornou uma tendência turística este ano. A premiação foi concedida no Smart City Expo Word Congress, que aconteceu em Barcelona, na Espanha. Este reconhecimento é para cidades que desenvolvem projetos e políticas públicas que combinam com as estratégias globais de sustentabilidade. O planejamento urbano inteligente e sustentável de Curitiba chamou a atenção do mundo. Por isso, o MTur classifica que vale a pena conhecer esta cidade tão importante para o turismo nacional.

Na região Centro-Oeste, a capital do país, Brasília, também é classificada como um dos destinos tendências deste ano. A revista Tendências do Turismo destaca que Brasília está entre os melhores lugares do mundo para fazer turismo, de acordo com um levantamento do New York Times. Segundo a análise internacional, a cidade é ofuscada por destinos como Rio de Janeiro e Bahia, mas é uma cidade planejada e famosa por seus prédios futuristas e modernistas.

O guia turístico Alberto Mesquita, que trabalha há 12 anos na cidade, afirma que os turistas que passam por Brasília procuram sempre pontos tradicionais como a Catedral e o Congresso Nacional, mas ele dá dicas de lugares fora dessa rota que são obrigatórios para quem visita a capital do país. “Quem vem pra cá tem que conhecer o Santuário Dom Bosco. A igreja já foi considerada uma das sete maravilhas do patrimônio cultural de Brasília e tem uma linda relação com a construção da cidade. Na parte de dentro, o lustre central e os vitrais são de impressionar qualquer turista do mundo. Outro local que eu sempre indico é a Praça dos Cristais, que fica em frente ao Quartel General do Exército. É uma praça projetada pelo artista plástico e paisagista Roberto Burle Marx e vale a pena conhecer”.

TURISMO LGBTQIA+ – O Rio de Janeiro segue sendo o queridinho dos turistas no Brasil. Vários destinos no estado estão entre as tendências deste ano, de acordo com a revista do MTur. Começando pela famosa praia de Ipanema, que é considerada a segunda melhor praia do mundo pelo site Lonely Planets, que escolheu as 20 melhores praias do planeta para visitar. Segundo a publicação, Ipanema só perde para a praia de Byron Bay, em Nova Gales do Sul, na Austrália. Já de acordo com o Travellers’ Choice, a praia de Ipanema está entre as preferidas dos turistas.

Seguindo no Rio de Janeiro, o jornal britânico The Times classificou os roteiros na capital e na costa verde do estado entre os 40 destinos mais bonitos do mundo. E não é só isso, o Global Travel Awards, que premia setores-chave das indústrias de viagens, turismo e hotelaria, considerou o Rio de Janeiro como o principal destino de turismo esportivo da América do Sul, em 2023.

O turismo LGBTQIA+ tem um ponto forte no Brasil. O Rio de Janeiro foi considerado, no ano passado, pelo site Daily Travelings News como um dos oito melhores destinos no mundo para este nicho de mercado do turismo mundial. A publicação também considera o Rio, a porta de entrada para o turismo LGBTQIA+ no país.

Vale lembrar que junto com Salvador e Maceió, a cidade do Rio está como uma das principais tendências no mundo para reservas no Airbnb. Já a revista Travel & Leisure classificou a cidade do Rio de Janeiro, e também a cidade de São Paulo, entre as 10 preferidas pelos turistas na América Latina.

E então? Já sabe qual destino vai escolher para conhecer nas próximas férias?

Fonte: MTur por Henrique Carmo – Foto: Daniel Mello e projeto Astroturismo nos Parques Brasileiros

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.