Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Quer saber como tratar ou até evitar Varizes?

Compartilhe Essa notícia

Conversamos com o Dr. Emerson Henrique que está sempre em busca das mais modernas técnicas existentes para melhorar a estética das pernas, face e tórax. Entenda mais sobre o assunto aqui na Público A.

Varizes é o termo utilizado para definir as veias que sofreram alterações em seu formato como dilatação, alongamento e tortuosidade e que podem ocasionar sintomas como desconforto estético, peso nas pernas, fadiga e inchaço, os quais podem evoluir para complicações mais sérias. No Brasil quase 50% da população adulta apresenta essa doença e, somente através da avaliação por médico vascular, é que o paciente pode alcançar eficácia de um tratamento adequado.

Dor, edema (inchaço) e sensação de peso mais acentuados no final do dia são alguns dos motivos que levam pacientes a procurarem o cirurgião vascular em busca do tratamento especializado de varizes. Nos países de clima tropical com grande extensão de praias, como é o Brasil, a preocupação estética é particularmente observada, existindo o frequente uso de minissaias, shorts, biquínis, pelas mulheres. Há casos de mulheres que se privam por vários anos de usarem roupas curtas sem exporem as pernas, bem como aquelas que usam de maquiagem para disfarçarem os vasinhos. O tratamento adequado para as varizes pode contribuir para melhora da qualidade de vida, devolvendo à mulher um convívio social mais harmônico, elevando sua autoestima.

Embora a causa da ocorrência de varizes ainda não esteja totalmente esclarecida, provavelmente ela é resultado de uma associação entre fatores hereditários e adquiridos, finalizando no aparecimento da doença varicosa. Acontecem alterações da parede das veias e do próprio sistema de válvulas que as transformam em varizes.

Hereditariedade na ocorrência de varizes

Sabe-se que existe uma tendência hereditária para a ocorrência de varizes, pois quando pai e mãe são varicosos, a doença pode atingir até 85% dos filhos. Desta forma, a herança pode significar uma das causas mais relevantes para varizes pois, quando associada a outros fatores, podem somar-se para aumentar a possibilidade da pessoa apresentar varizes ao longo da vida.

Maior Ocorrência de Varizes no sexo Feminino : Saiba porque

Importante também mencionar que existe a maior ocorrência de varizes no sexo feminino, podendo chegar a uma proporção de oito mulheres para um homem. Essa constatação indica que os fatores hormonais estão implicados na doença varicosa e podem explicar porque a grande maioria dos pacientes que procuram tratamento para varizes serem mulheres, apesar de estarem envolvidos outros aspectos sócio-culturais, como a preocupação estética feminina e a presença mais abundante de pelos nos membros inferiores dos homens que disfarçam a presença de varizes nestes.

As Varizes e a Gravidez

A associação de varizes com a gravidez também acontece, surgindo mais abundantemente quanto maior for o número de gestações. Alguns vasos que surgiram na gravidez, inclusive, podem desaparecer em até 6 ou 12 semanas após o parto, sendo indicado o tratamento somente a partir do final desse período.

Adolescência, Obesidade e outros pontos importantes para o Surgimento de Varizes

A partir da adolescência passa a ocorrer um aumento progressivo da incidência de varizes, podendo chegar a 80% nos pacientes acima de 60 anos de idade e, ainda que seja bastante comum o relato de pacientes no consultório sobre o surgimento de varizes estar relacionado ao início das atividades profissionais onde ficam muito tempo de pé, estudos não conseguiram demonstrar tal associação.

Já em relação à obesidade, é sim fato que ela pode promover o surgimento de varizes, possivelmente pelo aumento de pressão nas grandes veias abdominais que recebem sangue dos membros inferiores. Importante também mencionar que o uso de anticoncepcionais também aumenta a predisposição a varizes, diminuindo até o efeito das aplicações corretivas. Porém, diferente do que muitas pessoas acham, não se faz necessária a suspensão dos anticoncepcionais para o tratamento das varizes. Vale ressaltar que, neste caso, você deve também conversar com seu ginecologista sobre a possibilidade de outro método contraceptivo, como os dispositivos intra-uterinos (DIU).

uso frequente de salto alto e calçados sem flexibilidade dos solados está implicado no agravamento das varizes pois eles reduzem o bom funcionamento da bomba muscular da panturrilha – que apertam as veias, auxiliando no retorno (fluxo normal) de sangue. Do mesmo modo, a falta de exercícios físicos, com diminuição da massa muscular, também pode influenciar no surgimento de varizes.

Varizes e a Ausência de Sintomas

Em algumas poucas mulheres e homens, é possível observar a presença de grande quantidade de varizes e a ausência de sintomas. Nestas situações também se faz importantíssima a avaliação adequada, pois em alguns casos pode ocorrer a evolução direto para quadros de maior complexidade, mesmo sem a ocorrência prévia de nenhum sintoma.

Complicações da Permanência das Varizes

O não tratamento correto das varizes inevitavelmente irá levar à piora do comprometimento estético e aumento das queixas de dor, sensação de peso, cansaço e inchaço nas pernas. Pode ocorrer também o sangramento após simples lesão da pele sobre os locais de varizes, pelo ato de coçar.

Com o passar do tempo, algumas alterações mais sérias podem se somar, como pigmentação definitiva nas pernas, adquirindo uma coloração amarronzada, avançando para um espessamento da pele e finalmente podendo chegar a uma das complicações mais temidas e limitantes que é a úlcera varicosa que geralmente se localiza na parte de dentro da perna logo acima do tornozelo.

A Prevenção das Varizes

A herança de familiares portadores de varizes é, com certeza, o principal fator determinante para a ocorrência destas. Uma vez que não existe medicamento para prevenção de varizes, algumas medidas podem ser adotadas com o propósito de não intensificar essa tendência e cuidados com a saúde devem ser primordiais, como adotar uma dieta saudávelmanter o peso ideal praticar exercícios físicos regularmente devem ser primordiais para fortalecer a musculatura, convertendo-se em hábitos para fazer com que você viva sem varizes.

Além deles, o uso de meias de compressão tem a intenção de reduzir os sintomas de varizes e auxiliar nos casos onde a doença se encontra mais avançada ou em pacientes que não podem mais ser tratados devido a uma saúde já fragilizada. As grávidas, por exemplo, devem usar meias para seu conforto e redução dos inchaços.

Quer saber mais? Acesse: www.vivasemvarizes.com.br

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.