Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Universidade de Fortaleza está entre as melhores instituições de ensino superior do mundo

Compartilhe Essa notícia

A universidade cearense é a única particular das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste a fazer parte de uma das principais avaliações educacionais do mundo

Depois de ranquear a Universidade de Fortaleza entre as melhores instituições de ensino superior da América Latina e Caribe em junho deste ano, o Times Higher Education (THE), entidade britânica que produz a principal avaliação internacional de educação, incluiu a universidade cearense mantida pela Fundação Edson Queiroz entre as melhores do mundo. O resultado, que leva em consideração critérios como qualidade de ensino, volume de publicações de pesquisa, citações em artigos científicos, transferência de conhecimento e projeção internacional, foi divulgado no dia 11 de setembro, em Londres.

O ranking, liderado pela britânica Universidade de Oxford, considera mais de 1,3 mil universidades de 92 países. Do Brasil, fazem parte 46 universidades, sendo em sua grande maioria públicas. A Universidade de Fortaleza é a única instituição de ensino superior privada das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste presente no ranking mundial. O top 5 do ranking conta ainda com instituições de renome internacional, como California Institutte of Technology (2º lugar), University of Cambridge (3º), Stanford University (4º) e Massachusetts Institute of Technology (5º).

Entre todas as instituições brasileiras de ensino superior particulares presentes no Times Higher Education (THE), a Universidade de Fortaleza é a terceira melhor ranqueada, atrás apenas das Pontifícias Universidades Católicas do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul e à frente da PUC do Paraná, da Unisinos (RS) e da PUC de Minas Gerais.

No resultado recém-divulgado, o Brasil passou de 9º em 2018 para o 7º país com maior número de universidades na lista, deixando para trás nações como Chile, Itália e Espanha. A editora do ranking, Ellie Bothwell, destacou que o desempenho brasileiro é “certamente uma grande conquista, especialmente considerando a grandeza do seu contingente comparado com o ano passado. Isso traz muita visibilidade e presença do Brasil no cenário mundial”. No ano passado, o ranking teve a presença de 35 universidades brasileiras.

Além de fazer parte dos dois rankings da Times Higher Education, a Universidade de Fortaleza figura também no prestigiado QS World University Rankings, que, desde 2004, avalia o desempenho de instituições de ensino superior do mundo inteiro. A Unifor foi incluída em 2019 nos rankings da América Latina e dos Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) pela sua excelência no ensino e na pesquisa.

No ano passado, a Universidade de Fortaleza se manteve pelo sétimo ano consecutivo como a melhor instituição de ensino privada nas regiões Norte/Nordeste, segundo o Ranking Universitário do jornal Folha de S. Paulo. O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita desde 2012. O resultado da edição 2019 do RUF deve ser divulgado em outubro próximo.

Sobre a Universidade

A Unifor está instalada em um campus de 720 mil metros quadrados, onde se encontra uma megaestrutura com cerca de 300 salas de aula e mais de 230 laboratórios especializados. O campus também é composto por auditórios, salas de vídeo, biblioteca, centro de convivência, núcleo de atenção médica, clínica odontológica, parque desportivo, teatro, espaço cultural, escritório para a prática jurídica, empresas juniores, TV universitária, escola de ensino infantil e fundamental e diversos outros núcleos de prática acadêmica e pesquisa.

O corpo docente altamente qualificado, composto de 1.300 professores, com mais de 80% de mestres e doutores, é responsável pela supervisão de centenas de projetos de pesquisa no domínio científico, tecnológico, artístico e cultural.

Interligada por diversos acessos de alta velocidade à internet, todos os processos acadêmicos e administrativos da Instituição estão integrados, possibilitando à comunidade acompanhar, virtualmente, em um mesmo ambiente, procedimentos didático-pedagógicos, acessar avançadas bases de dados para pesquisa e utilizar os recursos da educação a distância. Além disso, o campus da Unifor oferece cobertura de internet wi-fi gratuita em toda a sua extensão.

O reconhecimento nacional e internacional da Universidade de Fortaleza e a sua maturidade acadêmica não vieram por acaso. É fruto do trabalho de profissionais que lutam e desejam que, pela educação, pelo ensinar e pelo aprender diário, se construa a sociedade justa e humana no mundo melhor que queremos.

Critérios de avaliação

O estudo do Times Higher Education analisa cinco critérios principais:

  • Qualidade de ensino (ambiente de aprendizagem, reputação, desempenho estudantil, número de professores com doutorado, docentes premiados e renda institucional);
  • Volume de publicações de pesquisa;
  • Citações em artigos científicos;
  • Projeção internacional (número de alunos e de professores estrangeiros);
  • Troca de conhecimento com outras instituições.
Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.