Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Viagem ao exterior: 12 dicas para organizar e planejar a viagem dos sonhos

Compartilhe Essa notícia

Viajar pela primeira vez ao exterior desperta sensação de entusiasmos e ansiedade. Conhecer algo novo pode ser fascinante e prazeroso e com algumas dicas a sua viagem pode se tornar uma experiência fascinante. O influenciador gastronômico e cultural, Luiz Victor Torres, já teve o passaporte carimbado várias vezes e acumula experiências vivenciadas em diversos países da Europa e América do Norte.  Destinos que costuma viajar todo ano e conhece muito bem a vida de planejar e organizar viagens.

” Antes de viajar, seja pra um lugar que já conheço ou que ainda não conheci, eu faço alguns passo a passos que facilitam a vida na hora de organizar tudo”, explica.

O influenciador separou algumas dicas para ajudar no planejamento da viagem. Vamos às dicas!

1- Invista em leituras sobre o destino da viagem

Antes de viajar, sempre é bom comprar um livro sobre o local, como um guia de viagens. A publicação apresenta a história da cidade, roteiros, passeios culturais e gastronomia. Pode ser encontrado facilmente nas principais livrarias do Brasil e lojas online.

2- Faça pesquisas antes

Compreender a cultura e hábitos de consumo do lugar é importante para não entrar em situações desconfortáveis. Por isso, faça pesquisas na internet para conhecer melhor a vida local. “Eu sempre pesquiso em sites e blogs de viagens antes de definir um destino. Busco conhecer não somente dicas turísticas, mas também da vida local. O que mais gosto é de conhecer o dia a dia, compreender a cultura e hábitos de consumo”, explica o influenciador.

3- Hospedagem

Existem opções de hospedagem variados como hotéis, albergues, casa de amigos, ou o serviço online Airbnb, ferramenta que ajuda as pessoas a anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações e meios de hospedagem. O importante é escolher uma opção que caiba no orçamento da viagem e que seja confortável para você. O influenciador explica que em casos de viagem sozinho é interessante ficar hospedado em Albergues, pois é uma boa opção para conhecer pessoas de diferentes lugares. Já se a viagem for em família é interessante alugar um residência pelo o Airbnb devido ao maior conforto e convívio melhor com a cidade.

4- Transporte

As principais capitais contam com os passeios conhecidos como “Hop-on Hop-off” feitos em ônibus panorâmico de dois andares com um deck superior aberto que percorrem as atrações turísticas. Uma boa dica é comprar passagem para dois dias de passeios e conhecer com calma os pontos turísticos, além de um meio de transporte sem custo adicional.

5- Caminhe

Caminhar pode ser a melhor forma de explorar e conhecer a cidade. Coloque na mala sapatos confortáveis que permitam fazer os passeios e vivenciar cada momento dessa nova experiência. “Procure usar aplicativos de transporte só em casos necessários, opte pelo transporte público ou trajetos a pé, assim você economiza e ainda tem uma opção de explorar e conhecer lugares diferentes durante a viagem”, conta o influenciador

6 -Roteiros de viagem

O Google Maps dispõe de recursos online que vão além do básico para ajudar os viajantes na hora de planejar sua viagem. A ferramenta é uma ótima alternativa para indicar o melhor caminho em tempo e custo-benefício. Com o recurso do Street View é possível conhecer o lugar que irá caminhar ou percurso a ser feito durante a viagem, além de ver fotos reais do lugar. Além disso, você pode baixar mapas em seu dispositivo e acessá-los sem conexão à internet, ideal para quando você vai viajar para onde não há sinal de internet móvel ou wi-fi disponível. “Gosto de fazer tudo a pé, porém nem sempre é possível. Então, abuso do transporte público e de aplicativos de locomoção como UBER e o Google Maps para me guiar”, explica Luiz Victor Torres.

7- Abuse das hashtags

O Instagram pode funcionar como uma bússola na hora de encontrar lugares diferentes para conhecer. O uso de hashtags auxilia na busca por restaurantes, festas, bares e lugares escondidos mundo afora que não são tão comentados turisticamente

8- Reivindique uma indenização pelo seu problema com voo

Um site importante para conhecer antes de viajar é o Resolvvi (www.resolvvi.com), empresa que entra com processos judiciais contra  companhias aéreas negligentes em caso de overbooking, extravio de mala ou atraso de voo. O passageiro entra no site, confere se o caso dele se enquadra, preenche os formulários, e em 5 minutos, a empresa coleta as informações necessárias e entra contra a empresa Aérea. O passageiro não tem que se preocupar com nada, e só paga pelo serviço se ganhar a causa, que 98% das vezes é ganha. E o valor que paga é de 30% à Resolvvi.

9- SIM card internacional

O chip internacional é uma boa opção para não ficar desconectado. “Tenho usado muito os serviços da EasySim4u. Empresa de SP que envia o chip para sua casa antes de viajar. Desço do avião já conectado, e pega em todo o mundo”, ressalta o influencer. Para utilizar o serviço, basta contratar o plano que melhor se encaixa a necessidade e pode reativar em uma nova viagem.

10- Seguro de viagem

O seguro de viagem internacional é um contrato firmado com uma seguradora, que se compromete a oferecer assistência se ocorrerem certos problemas durante uma viagem ao exterior. Normalmente é feito para destinos internacionais, onde os planos de saúde brasileiros que usamos no dia a dia não tem validade. É importante contratar esse serviço para viagem de maneira mais segura precavida. Empresas especializadas em seguro, bancos, companhia aérea, agências de turismo, casas de câmbio e operadoras de cartão de crédito são locais onde você pode encontrar o serviço para contratação.

11 -Casa de Câmbio

É preciso ter atenção na hora de comprar as moedas para viajar.  Antes de mais nada, pesquise e acompanhe o cambio para viagem. Assim, você garante melhores preços podendo escolher com calma. “ Opte por uma casa de câmbio confiável e segura, como a Labor Câmbio que oferece diferentes serviços. O cartão de débito recarregável ou de crédito é uma excelente opção para não andar com dinheiro, além de ser mais prático e seguro”, esclarece.

12 – Menos é mais

Na hora de fazer as malas, escolha as peças essenciais para a viagem sem exageros. Dessa forma, você terá menos trabalho e ainda economiza para usar o dinheiro em experiências como visitar o museu, jantares, festa e passeios turístico. É interessante fazer a viagem só com mala de bordo e levando só o necessário. “Procure viver as experiencias, conhecer as pessoas e cultura da cidade. As compras podem ficar para depois. Durante as  minhas viagens  eu prefiro investir em algo que irá acrescentar mais valor na vivencia de experiências”, ressalta.

O influenciador ainda alerta para não esquecer de tomar as vacinas necessárias, verificar se passaporte e visto estão em dia, ficar atentos às promoções de passagens e definir seu orçamento da viagem. “É muito importante se antecipar com cuidados aos detalhes da viagem para que ela seja inesquecível e propicie momentos de felicidade”, afirma. Agora com tudo organizado e verificado basta embarcar rumo a realização desse sonho.

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.