Entre os dias 29 e 30 de novembro, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) realizará, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), uma mostra e celebração de todas as atividades socioambientais desenvolvidas pela OSC (Organização da Sociedade Civil), através de seus programas e projetos. Intitulado de Viva Inec 2019, a mostra foi pensada com o objetivo de difundir a cultura e interagir com grupos e coletivos dos vários territórios atendidos pelo Instituto. O evento faz parte do Programa Inec Cultura e Projeto Inec Itinerante.
“Será um grande show room de todas as tecnologias sociais que o Inec trabalha em seus territórios de atuação”, conta o Presidente do Inec, Stélio Gama. Na sua primeira edição, o Viva Inec vai reunir lideranças de movimentos sociais, profissionais, educadores e estudantes de diversas áreas, todos provenientes das comunidades beneficiárias dos projetos socioambientais do Inec, bem como instituições governamentais e não-governamentais, além do público interessado na temática. “Será ainda um momento para troca de saberes e experiências, envolvendo indivíduos e famílias”, complementa Stélio.
A abertura do evento acontecerá na sexta (29), às 14h, com a solenidade de entrega do Troféu Inec Solidário 2019, um reconhecimento aos principais parceiros das ações socioambientais do Instituto. Serão premiadas sete instituições. A programação segue ao longo da tarde com palestras, exposições, feiras e apresentações musicais, cinema e teatro. Dentre os destaques, estão as palestras da professora, especialista em economia criativa e diretora do Observatório de Fortaleza, Cláudia Leitão, com o tema Economia Criativa como estratégia de Desenvolvimento Sustentável, e do Leo Gannbiarra, um dos criadores do Suricate Seboso, que vai falar sobre a Geração N, uma geração que pode ser salva através da internet.
No sábado, serão realizados encontros para avaliação dos projetos do Instituto e o lançamento da “Revista A Vaia”, desenvolvida pelos alunos do projeto Jovens Comunicadores, curso que oferece formação em produção audiovisual, fotografia, ferramentas digitais e narrativas de conteúdo para jovens a partir de 15 anos, residentes nos municípios de Meruoca, Jaguaretama, Milagres, Caucaia, Itapiúna e Fortaleza (bairro Bom Jardim). “Esse projeto tem como objetivo estimular iniciativas críticas de produção em comunicação por parte dos jovens, a partir de uma ressignificação dos produtos da mídia e de um compromisso com a construção da cidadania”, conta a Diretora Socioambiental do Inec, Helda Kelly Pereira. Nos dois dias do evento, haverá ainda exposição fotográfica e exibição das produções audiovisuais dos alunos, que vai premiar os melhores trabalhos.
Desafio Labinec
Outro destaque da programação é o Desafio Labinec, que vai promover o Torneio de Robótica e o Torneio de Jogos Digitais. Com o objetivo principal de promover e estimular o estudo e conhecimento de tecnologias, o Desafio Labinec 2019 vai reunir crianças e jovens que participaram do projeto Labinec, bem como de outras instituições que têm em comum a paixão pelo universo da tecnologia. Além de participar de campeonatos, o público terá contato com empresas, startups e pesquisadores que estarão expondo suas inovações.
O Torneio de Robótica terá duas modalidades, em que os participantes terão que apresentar robôs que cumpram os seguintes desafios: Seguidor de Linha e Estoura bola. Os competidores da categoria Seguidor de Linha, com idade entre 14 e 21 anos, deverão apresentar carrinhos autônomos (sem controle remoto) que percorram um circuito cheio de curvas e obstáculos, utilizando apenas sensores. Já na categoria Estoura Bola (até 14 anos), os robôs terão como desafio estourar a bola da equipe adversária.
Já o Torneio de Jogos Digitais consiste em uma competição que elegerá o melhor jogo desenvolvido por crianças e adolescentes com idade entre 10 e 17 anos, seguindo os seguintes critérios: enredo, originalidade, jogabilidade, funcionamento, estética e coerência com o tema proposto que será o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Programação completa
Dia 29 de novembro
· 11h: Credenciamento – Hall Auditório
· 14h: Abertura e Troféu Inec Solidário 2019 – Auditório
· 15h:
– Palestra Economia criativa como estratégia de desenvolvimento sustentável (Cláudia Leitão) – Auditório
– Desafio Labinec – Robótica – Hall Auditório
· 16h15:
– Palestra Leitura e Sustentabilidade ((Neurismene Pinheiro – Faculdade CDL) – Sala 02
– Palestra Empreendedorismo, Negociação e Finanças (Camila Oliveira e Tereza Furtado) – Sala Superior
– Palestra Liderança e Empoderamento Comunitário (Vera Dantas, Jéssica Trindade e Francisco Nascimento) – Pátio Superior Palhoça
– Palestra Geração N, uma geração que pode ser salva através da internet (Leo do Suricate Seboso) – Sala 03
– Palestra Trabalhando desafios, medos e ansiedades (Márcia Cipriano) – Auditório
· 17h20: Intervalo para lanche – Pátio Superior Capela
· 17h40: Teatro da Taboquinha – Auditório
Dia 30 de novembro
· 8h: Acolhida com gincana cooperativa – Auditório
· 9h: Avaliações dos projetos – Salas/espaços
· 12h: Intervalo Almoço – Pátio Superior
· 14h: Apresentação cultural – Dança de Caucaia – Auditório
· 15h:
– Desafio Labinec (Torneio de Jogos Digitais) – Sala 04
– Lançamento Revista Inec – Auditório
· 15h30: Avaliação e considerações finais – Auditório
· 16h30: Intervalo: Lanche com Atração Musical – Pátio Externo
· 18h30: Encerramento – Pátio Externo
Outras atividades: 29 e 30 de novembro
· 14h às 18h: Feira Produtos Cultura em Comunidade – Pátio Superior
· 15h30 às 18h:
– Exposição Fotográfica Jovens Comunicadores – Lateral Esquerda
– Cine Jovens Comunicadores – Salas/espaços
– Feira Labinec – Hall Auditório
– Exposição fotos do Espaço de Leitura – Auditório
Serviço:
Viva Inec 2019
Data: 29 e 30 de novembro de 2019
Local: Auditório Principal do Hotel Uirapuru (Condomínio Espiritual Uirapuru) – Av. Alberto Craveiro, 2222 – Dias Macedo.
Aberto ao público